Com o atraso de um dia, a nossa bancada baiônica voltou a se reunir para falar sobre campo e bola dos nordestinos nas quatro divisões do futebol brasileiro e já começamos com destaque para o buraco que o Sport vem se jogando na Série A. Salários atrasados, diretoria sem rumo, administração financeira desgovernada e um elenco que não apresenta nenhuma perspectiva de melhoras na temporada. Do outro lado do São Francisco e ainda na Série A, tivemos o Bahia que demitiu Dado Cavalcanti e contratou o argentino Diego Dabove, mas o grande questionamento é se a direção tricolor terá realmente uma nova forma de pensar o futebol ou os velhos vícios do futebol brasileiro ainda seguirão rondando o CT Evaristo de Macedo. A roda de conversa foi reforçada por uma contratação que movimentou as redes sociais do Brasil. O caro, mas não badalado, Lucas Lima foi anunciado pelo Fortaleza, dividiu opiniões entre os torcedores e também aqui no Baião de Dois.
Seguindo para a Série B, o CRB teve mais uma rodada de destaque e segue sendo o único nordestino no G4. Debatemos sobre a evolução dos regatianos na competição e se já está na hora da torcida se empolgar com as belas remadas que o galo da pajuçara tem apresentado na segunda divisão. Já o alvirrubro pernambucano reencontrou o caminho da vitória e venceu o confronto nordestino em Maceió contra o CSA. Seria a volta do Timbatível? Mas do outro lado da tabela as coisas não andam nada bem para o Dragão Proletário. O Confiança foi derrotado pelo Cruzeiro na estreia do returno e, após uma questionável escolha de um novo treinador, segue cavando o seu buraco no Z-4 sem dar sinais de que brigará para sair de lá.
Pela Série D, o grupo 3 já conta com ABC, América de Natal e Campinense classificados para a próxima fase e a briga pela última posição promete esquentar. Já nos grupos 2 e 4, o Guarany de Sobral e a Juazeirense seguem sobrando na competição, estando a equipe baiana ainda invicta. O Moto vem se destacando no grupo 2 e a briga pelas últimas vagas em ambos os grupos devem esquentar nas últimas rodadas devido ao número de confrontos diretos.
Por falar em confronto direto, a tabela do Ferroviário está recheada deles nessa reta final da Série C. O Ferrão vem de uma grande sequência invicta, mas o alto volume de empates em sequência e o retrospecto de anos anteriores começa a gerar uma desconfiança sobre qual será o destino dos cearenses na primeira fase em 2021. Mas o grande destaque continua sendo o Belo. O Botafogo da estrela vermelha foi surpreendido e derrotado pelo Floresta na última rodada, mas ainda segue como único nordestino no G4 da terceira divisão. Apesar do susto, a tabela na reta final é positiva para o paraibano, que segue com boas chances de classificação para a próxima fase.
Também marcando o nosso episódio, a trilha sonora ficou por conta da banda Ave Sangria, uma homenagem do Baião de Dois ao guitarrista Paulo Rafael. Esse gênio da guitarra e pernambucano de Caruaru faleceu aos 66 anos no último dia 23 de agosto e deixou uma importantíssima obra musical também comentada aqui no Baião 262.