A última rodada da série B trouxe um marco para o centenário da Bolívia Querida após goleada sofrida na Ilha do Retiro. O Sport chegou a sonhar com o acesso, porém outro nordestino, o já rebaixado ABC, teve sua contribuição direta no desfecho, assim como Ceará e Vitória deram seu jeito de contribuir com a classificação derradeira da segunda divisão.
Na primeira divisão a luta do Bahia continua, só que com maior empolgação depois da goleada histórica aplicada no Corinthians em São Paulo. O fim de ano está demorando para os torcedores do tricolor do Pici, apesar da probabilidade do Fortaleza sofrer um rebaixamento ser ínfima, o pensamento é só que a temporada se encerre e a chave seja virada.
Saindo do futebol atual, tivemos uma discussão sobre a Copa do Nordeste, não o certame de 2024, mas como a Liga do Nordeste está metida nessa confusão de disputa de direitos nacionais e qual a verdadeira força do torneio no atual calendário. A Lampions, que surgiu com um enredo de resistência do futebol nordestino, parece estar perdendo forças para as concorrências externas e pelos hábitos ultrapassados dos cartolas que comandam nosso futebol há décadas.