Assine o feed do Fronteiras!
Através do RSS. O programa também está disponível para Deezer, iTunes, PlayerFM, e Pocketcast.
Les Léopards!
Após um intervalo inesperado na última quinzena, voltamos para o continente africano e visitamos a República Democrática do Congo. Falamos de sua História, a formação do Reino, a chegada dos portugueses, as diversas guerras e disputas coloniais, ao mesmo tempo em que a população local era convertida ao cristianismo. Lembramos também que a atual República Democrática do Congo foi palco de um dos primeiros casos de genocídio da Idade Contemporânea, com milhões de nativos morrendo sob o domínio do rei belga Leopoldo II, proprietário do território desde a Conferência de Berlim (1884-85).
Passamos pelo retrospecto futebolístico do país, bicampeão da Copa Africana de Nações e primeira seleção da África sub-subsaariana a disputar uma Copa do Mundo, em 1974, enfrentando o Brasil inclusive, além de ser o berço de diversos jogadores famosos que vestiram as camisas de seleções europeias, notem o plural.
No terceiro bloco, falamos sobre a independência do Congo Belga, a eleição de Patrice Lumumba, seu assassinato e a subsequente ditadura de Joseph Mobutu, no contexto da Guerra Fria, que muda o nome do país para Zaire. O ditador seria derrubado somente na década de 1990, dando início ao conflito mais sangrento desde a Segunda Guerra Mundial!
SIGA O XADREZ VERBAL
Acompanhe as publicações do site através do Facebook, Twitter e Youtube.