Assine o feed do Travessia!
Clicando aqui você assina o feed e não perde mais nenhum podcast do Travessia, que também pode ser ouvido via Pocketcast, PlayerFM e Deezer.
Fome!
Esta edição do Travessia está saborosíssima: a comida na música brasileira.
De Gonzagão a Dorival Caymmi (aqui, na versão de Gal Costa), há pratos homenageados em canções e que, a partir delas, comida e música passaram a ser inseparáveis. Chico Buarque pede a mulher que prepare uma feijoada completa cuja letra montam uma imagem bem forte na mente (e no estômago). Clara Nunes e Martinho da Vila repassam um peixe com coco como desculpa para reunir os amigos num samba.
Há o prato como enredo da crônica trapalhona: Geraldo Pereira e a história da cabritada mal sucedida; Demônios da Garoa e a politicamente incorreta história do chinês Chum Chim Chum, que usava pastéis como moeda de troca para assediar as menininhas que entravam em sua pastelaria.
A poesia de Milton Nascimento e Chico Buarque em Cio da Terra, o arrebatamento do ciclo da vida que termina na fartura do pão; João Bosco e Aldir Blanc contam o sonho dos boias frias que sonham com um prato feio e a goiabada cascão de sobremesa.
E a comida como metáfora sexual: Caetano Veloso e a moça que deglutiu seu coração como um xinxim de galinha. E Alceu Valença cantando a morena tropicana da pele macia/carne de caju.
Bom apetite!