ASSINE O CENTRAL AUTÔNOMA
Com o feed do CA, você não perde mais nenhum programa. O Central Autônoma também está no iTunes, PlayerFM, Deezer e Pocketcasts.
Ocupa!
No programa dessa semana, falamos daquilo que talvez seja o maior foco de esperança em dias melhores na vida cotidiana: a ocupação das escolas públicas, movimento iniciado em São Paulo, mas que já atinge escala nacional ao passar por Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Na conversa, Madu, que participou da ocupação da Escola Estadual Prof. Antonio Alves Cruz, conta um pouco mais da dinâmica deste novo movimento estudantil e destaca que apesar das palavras o governo estadual continua a sucatear a rede pública.
Além disso, faz um balanço dos pontos positivos e negativo, que passam pela maior exposição do escândalo da merenda, a experiência de auto-organização e, de outro lado, a violência estatal e policial que beira o terrorismo, até movimentos de desocupação realizados pela parcela da comunidade escolar, o que é “uma tristeza”, conforme relata.
De toda forma, vê-se um novo horizonte de novas lutas e formas de protagonismo político em meio à crise generalizada que abala o Brasil.