Por Leandro Paulo
Neste sábado começou a Segunda Divisão do Campeonato Uruguaio do com varias historias para enriquecer ainda mais a mitologia do fútbol charrua. Nove clubes solicitaram o adiamento de agosto para outubro, pois não tinham condições financeiras para arcar com os custos que demandam o torneio. Os clubes em questão são o Canadian, Central Español, Huracán, Oriental de La Paz, Progreso, Rampla Juniors, Rocha, Torque e o Villa Española. Esse imbróglio ocorreu principalmente pela falta de acordo entre a Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF), a Tenfield (detentora dos direitos de transmissão) e a Mutual Uruguaya de Jugadores Uruguayos devido às dívidas dos clubes com atletas e o fato desses acordos terem que ser firmados individualmente com cada clube, gerando um grande número de contratos a serem acertados.
Somente na véspera da estreia, o Rampla Juniors – campeão uruguaio unificado em 1927 – confirmou a sua presença, após vários apelos a sua torcida para fazerem doações (incluo-me nesses doadores do “UNIDOS POR RAMPLA” da conta Nº46.530). O tradicional clube da Villa del Cerro também atravessa dificuldades para quitar os salários atrasados dos jogadores remanescestes do rebaixamento na última temporada, fato que consumou o retorno do ídolo momentâneo Jim Morrison Varela ao Benfica. A dramaticidade aumentou com a renúncia do presidente Lucas Blasina na semana passada, mas ele ainda afirmou que o clube vai lutar pelo retorno e que o místico Estadio Olímpico não será vendido.
Já o Progreso, campeão uruguaio de 1989, passa pelo mesmo drama que o deixou licenciado das competições do futebol profissional na temporada 2010/11, em virtude de uma série de dívidas. Na época, Los Gauchos del Pantanoso sanaram as finanças e conseguiram o acesso à Primeira Divisão em 2012. Contudo, a volta à elite durou apenas um ano e o clube segue na B desde então, quase sendo rebaixado em maio, e estrearam ontem de olho no baixo promedio.
Outro clube tradicional, o Central Español, campeão uruguaio de 1984, vai jogar a competição de luto pelo falecimento do jogador Jonathan Vázquez de apenas 20 anos. O treinador Jorge Artigas determinou a suspensão do ultimo amistoso, contra o River Plate, em homenagem ao atleta.
Novamente, o também campeão Bella Vista não disputará a competição, ainda ainda licenciado por causa de dívidas, que rondam o clube desde os tempos na Primera. Ao menos o Parque José Nazassi – cancha dos papales, que homenageia o capitão de La Celeste no primeiro título mundial, em 1930 – será utilizado devido ao acordo que a diretoria auriblanca firmou com o Villa Española, cujo Estadio Obdulio Varela – outra recordação a um uruguaio que levantou a Taça Jules Rimet – está interditado.
Em meio a tanta tradição, o Oriental de La Paz irá disputar o campeonato pela primeira vez. Depois de um desfile de belos gols, vale ver o primeiro com cruzamento de trivela e gol de chilena na decisão da terceira divisão contra o Basañez. Foram campeões da Segunda B Amateur – espécie de Terceira Divisão – em 2004 e 2007, porém nessas ocasiões o clube não apresentou as condições necessárias para profissionalizar. A torcida espera fazer do Parque Oriental, com capacidade para 1500 espectadores, um caldeirão e não perderem os pontos preciosos em casa.
No norte do país, o presidente do Tacuarembó, Gustavo Mieres, declarou em entrevista que o clube necessita de 100 mil dólares para jogar o campeonato. Todavia, o seu grande rival, Cerro Largo, é uma das poucas equipes com certa tranquilidade financeira, fruto da sua participação fugaz na Copa Sul-Americana. O Estadio Municipal Arquitecto Antonio Eleuterio Ubilla foi recentemente remodelado e conta com uma capacidade para 15.000 espectadores, reforçando as boas rendas dos Arachanes. Mesmo na SEGUNDONA, o clube de Melo obteve média de público pagante inferior apenas a Nacional e Peñarol. La 22, sua principal barra brava, aguarda ansiosa o jogo diante do Tacua, para mais um Clásico del Noreste.
O Canadian Soccer Club, fundado em 2010 em lembrança aos imigrantes uruguaios no país norte-americano, apesar de ser uma equipe relativamente nova, já possui rivalidade com o Club Atlético Torque, que foi fundado três anos antes. Resta saber se a AUF irá permitir o Nuevo Clásico seja disputado no Estadio Daniel Pistola Marsicano, a Oeste de Montevideo, com capacidade para 1.000 pessoas.
Situação distinta ao Deportivo Maldonado, que possui o maior estádio da competição, o Domingo Burgueño Miguel com capacidade para 20.000 pessoas, remodelado para sediar a Copa América de 1995 e teve “sobrevida” diferentemente do Atilio Paiva, em Rivera, cidade cujas equipes disputam apenas as competições da Organización del Fútbol del Interior, desde que o Frontera Rivera Chico, primeiro clube fora da capital a garantir o acesso à elite da AUF, participando das edições de 1999 e 2000.
Nenhuma outra história possui maior beleza do que o retorno de Matias Dutour ao Rocha, depois de passagem pela base do Nacional. O jovem que devido a uma má formação congênita nasceu sem uma parte do braço, mas que demostra nesse vídeo um imenso amor ao futebol, à vida e a família.
Lembrando aos mais jovens que um dos maiores ídolos do futebol uruguaio foi Hector Castro que também não possuía uma parte do braço. El Manco quando tinha 13 anos de idade, acidentalmente teve a mão direita amputada por uma serra elétrica, o que lhe rendeu o apelido. Formando no Lito, foi ídolo no Nacional e no Estudiantes de La Plata. Fez o gol inaugural do Estádio Centenário na abertura do Mundial diante do Peru e o gol da vitória na final contra a Argentina. Aposentou-se como jogador em 1934 e até hoje é o sétimo maior goleador do Campeonato Uruguaio. Seguiu no Bolso como treinador, conquistando o tetracampeonato entre 1940-43 sendo e o título isolado em 1952. Também chegou a dirigir La Celeste em 1959, porém faleceu no ano seguinte vitimado por um ataque cardíaco.
Resultados da 1ª Rodada
Miramar Misiones 0 x 1 Huracán
Torque 1 x 2 Boston River
Central Español 1 x 2 Deportivo Maldonado
Rampla Juniors 2 x 2 Villa Española
Atenas 2 x 1 Rocha
Canadian 0 x 1 Progreso
Oriental 1 x 2 Cerro Largo