O CINEfoot chegou à sétima edição enquanto grande reunião brasileira da cinematografia relacionada ao futebol premiando uma estreia, o documentário Barba, Cabelo e Bigode, que já tratamos nesta matéria realizada nos últimos meses de produção e finalização. Se o filme do diretor Lucio Branco levou o troféu de melhor longa, o italiano Dois Pés Esquerdos, de Isabella Salvetti, foi considerado o melhor curta de acordo com as notas do público.
Na conversa citada acima, Lucio destacou a este repórter a metáfora da ilha. Se Paquetá é o cenário principal do filme, de certa forma os três retratados – Afonsinho, Nei Conceição e Paulo Cezar Caju – são três ilhas num ambiente de obscuridade em que conviveram naquele período do futebol, um momento de repressão e que acabou por deixá-los isolados.
E se nossa constante fala é por tratar o futebol como objeto relevante dos estudos, das artes e das representações, sabendo da dificuldade que é tocar e distribuir um documentário com personagens futebolistas, o CINEfoot é também uma ilha neste contexto do cinema nacional, resistindo e propagando produções independentes, de todo o país, diante de uma temática muitas vezes renegada ou tratada como menor.
Aqui, a mensagem de Lucio Branco após a estreia e o prêmio:
Parceiros da Central 3, este breve recado é, antes de tudo, para agradecer a adesão desde o primeiro minuto de vocês a Barba, Cabelo & Bigode, filme que aborda a trajetória e o pensamento vivo e atuante de três ícones da resistência no futebol brasileiro: Afonsinho, Paulo Caju e Nei Conceição.
Na sessão do último sábado no festival CINEfoot, pudemos contar com a presença dos três protagonistas/narradores do filme para carimbar ainda mais a nossa empreitada. A atmosfera não poderia ser melhor na sala de cinema. Total respeito do público pela trinca de craques conscientes e pelo nosso esforço em captá-los na tela grande. Fomos eleitos, enfim, o melhor filme na mostra competitiva desta 7ª edição do CINEfoot, e isso muito nos honra porque é o público quem decide.
Que se registre aqui a presença das valorosas e aguerridas agremiações Autônomos FC e Rosanegra Ação Direta e Futebol que abrilhantam o final das duas horas e quatro minutos de metragem do filme.