Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Plavi
Fechando o Grupo E, Matias Pinto e Filipe Figueiredo viajam no tempo para explicar as ideias e os projetos pan-eslavos que levaram à criação da Iugoslávia, um lar nacional para os povos eslavos do sul: eslovenos, croatas, bósnios, sérvios, montenegrinos e macedônios.
Esta é uma base histórica para passarmos por outros países, como a Sérvia – herdeira da seleção iugoslava – e a Croácia (lembrando que já fizemos um programa sobre a Bósnia). Partimos da formação do Reino da Iugoslávia, passamos pela República Federal Socialista da Iugoslávia, governada por Josep Tito, até sua dissolução no começo da década de 1990. E, claro, mostramos o papel do esporte nesta trajetória.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
David Onezio Moraes disse:
Programa maravilhoso, não fazia ideia de que o socialismo na Iugoslavia era tão diferente do praticado na União. As vezes a escola empurra a ideia de que um sistema é igual em todo lugar, além de que os eslavos do sul quase não são citados no ensino publico.
Olha no programa sobre a Servia, vocês tem que falar muito bem do maior sérvio que já pisou nesse país, Dejan Petković. Vocês podem citar um sérvio com sei la quantos títulos incríveis, eu duvido que esse cara tenha um funk em sua homenagem!
Vinícios Silva disse:
Toda vez que escuto o programa já penso em várias formas de transformar isso em um save de Football Manager (assim como fiz com o Ajaccio e ainda estou jogando, há mais de um ano).
Programaço, tinha alguma noção sobre a figura do Tito, mas não tinha ideia de sua figura unificadora; assim também como não fazia ideia do começo da Iugoslávia e a história dos nacionalismos. Foram duas horas bem gastas do meu tempo, obrigado.
Mais dois comentários: em um momento comentou-se que a Taça das Cidades com Feiras foi a precursora da Recopa Europeia, mas pelo que vi este campeonato já existia há dez temporadas quando extingiu-se o torneio das feiras e logo em seguida teve início a Copa da UEFA. E sobre o Marechal Tito: sou da zona leste de SP e aqui existe a Avenida Marechal Tito (antiga SP-RJ) e vi em alguns lugares que o nome é em homenagem ao líder iugoslavo, mas não achei nada oficial. Procede?
Abraços!
Carlos Ribeiro disse:
Programa Maravilhoso de todas as formas, já namorei uma Montenegrina no passado e esse programa foi muito enriquecedor pois além de tudo me ajudou a compreendê-la melhor.
Gostaria de saber o nome da musica do final pois estou apaixonado pela mesma.
Mayra Vidrich de Souza disse:
Mtu legal! Façam outros falando sobre os outros países da ex-Iugoslava 😀
Eslovênia, Macedônia, Kosovo..
Luciana Vianna do Nascimento disse:
Bom dia pessoal,
Comecei a ouvir o podcast de vocês por causa dos especiais da Copa. Sempre tive muita curiosodade sobre a história dos Balcãs.
Sobre a disputa de territórios entre Itália e países balcânicos, uma curiosodade: O Mario Andretti, piloto italiano da F-1 e da F-Indy, nasceu na Istria, que hoje é território croata.