Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até o Oriente Médio, do Afeganistão até a Líbia, passando pelo acordo nuclear com o Irã, polêmicas turcas e, claro, os acontecimentos no Levante. Mais de cinquenta palestinos mortos na faixa de Gaza e a abertura de embaixadas para Israel, principalmente a estadunidense, em Jerusalém geraram diversas respostas internacionais.
Damos nosso tradicional giro pela América Latina, do Chile ao México, incluindo uma parada no Brasil: a renúncia de juiz brasileiro da CIDH, o pedido do Itamaraty para acesso aos documentos da CIA e a investigação japonesa sobre passaportes falsos. Falando em Japão, vamos até o Extremo Oriente, onde o diálogo coreano começa a dar sinais contraditórios, além de outras notícias da região
Alexis disse:
Hahaha eu to ouvindo no banho msm
vagner disse:
Está com problema na transição dos blocos. As músicas estão atrasadas e entrando em cima da voz do mathias.
Zezinho disse:
Pessoal, quanto ao termo ‘lava’ utilizado para se referir ao material que o Kilauea está expelindo, ele está correto – lava é o magma que extravasa para a superfície.
O interessante quanto ao Kilauea é que ele não é sequer o maior vulcão de sua ilha, pois é vizinho do Mauna Loa, inclusive acreditando-se que seria um apêndice deste. Os vulcões havaianos são frutos de um hotspot presente na Placa Tectônica do Pacífico e são do tipo ‘islândico’; ou seja: provocam derrames muito extensos de lavas. O contrário do que ocorre com o Etna, por exemplo, que é do tipo ‘stromboliano’, que grita muito, mas faz pouco estrago.
E ao contrário do que os filmes bizarros fazem crer, 30% das mortes em erupções vulcânicas ocorrem por fome e epidemias após as explosões; 27% por fluxos piroclásticos; 17% por rios de lama (lahar, quando a lava derrete o gelo da encosta); e 17% por tsunamis vulcânicos.
Abraços!
PS: sou geólogo e cursei a cadeira de Vulcanologia como optativa na faculdade. Acho que não teria vulcão no Brasil? Acho errado, otário!
Rafael Tupinelli disse:
Filipe, Mathias gostaria de mandar um abraço da equipe de segurança da Uber, eu e mais alguns companheiros da madrugada acompanhamos o podcast toda a semana.
Rodrigo de Souza Vieira e Silva disse:
Nunca dei bola para podcasts, mas estou viciado no Xadrez Verbal. Agora, procuro outros bons programas para incluir no feed, o que me parece difícil. Vocês recomendam qual app? Baixei o Player FM. Abraços e parabéns pelo conteúdo!!!
Caio Nagayama Dias disse:
Puerto Williams, no Chile, é a cidade mais austral do mundo. Os argentinos não a reconhecem como cidade pelo seu tamanho, mas o povoamento já tem status de cidade pelo governo de Santiago.
Beijão a vocês, saudações tricolores!!
Lucas Duarte disse:
Salve salve Mathias e Filipe!
Essa renúncia coletiva do episcopado chileno me fez recordar da película chilena “El Club”, que traz justamente um grupo de sacerdotes católicos transgressores, os quais a igreja esconde em uma casa num distante vilarejo perdido a beira-mar. Parabéns pelo programa.
Manda um salve pro meu irmão André Duarte que me fez experimentar o Xadrez Verbal e agora sou usuário de podcast (e drogas mais pesadas, rs). E que em um outro comentário meu lido por vocês, ele ficou perguntando três semanas se era eu mesmo…
Saravá!
Julio Okabayashi (Joka) disse:
Também tem ouvinte do curso de Design da FAU-USP! Aqui não tem CAD e Revit mas tem Indesign e Illustrator! Grande abraço e parabéns pelo belíssimo trabalho 🙂