A LÍDER DO RIO PRETO
No podcast desta semana conversamos com Jéssica de Lima, a camisa 5 e volante do Rio Preto – equipe finalista do Brasileiro Feminino.
Jéssica defende o clube do interior há quase 20 anos e, com 37 anos de idade, viveu na pele a evolução do futebol feminino nos últimos anos. “De uns quatro, cinco anos pra cá é que as coisas começaram a mudar, um calendário mais constante começou a vigorar. O que vivemos hoje nem se compara com o que vivi quando comecei a jogar”, revelou.
A atleta precisou enfrentar a resistência dos pais para conseguir jogar bola na rua com os meninos. Passou em um teste no Marília e assim começou sua trajetória. “Em um jogo contra o Rio Preto, a Dorotéia (dirigente do Rio Preto) me viu jogar e me convidou pra defender a equipe dela. Eu topei e entre idas e vindas, estou lá até hoje”, contou.
Jéssica é formada em Educação Física e, além do Rio Preto e Marília, jogou pelo São Paulo, São Bernardo e pelo Marsala (Itália). Além de jogadora do Jacaré, Jéssica é preparadora física em uma escolinha de futebol em parceria com a Prefeitura.
O Rio Preto tem muita tradição no futebol feminino e a cada temporada precisa se reinventar. “Todo ano precisamos derrotar um gigante. Nosso time foi quase todo desmontado no início deste ano e precisamos nos refazer rapidamente. Muitas meninas receberam propostas e foram jogar em outros clubes, não conseguimos segurar. Nosso time tem uma renda pequena, mas somos muito competitivas”, afirmou Jéssica.
Para derrotar o Corinthians, a volante espera que sua equipe entre em campo disposta a vencer, sem olhar para as dificuldades. “Se pensarmos que já estamos atrás no placar, que jogamos na casa delas e contra a torcida, não vai nos ajudar. O placar de 1×0 é totalmente reversível. Acho até mais difícil para o Corinthians decidir qual postura vai adotar: sair ou não para o jogo?”, comentou.
Jéssica deve anunciar sua aposentadoria após a final deste Brasileiro, mas quer continuar trabalhando com o futebol. “Tenho estudado bastante e espero sim trabalhar na área, como preparadora física ou treinadora.”