O #VaidapéNaRua recebeu Breiller Pires, jornalista do El País Brasil para debater o incêndio no Ninho do Uburu, no RJ, e a situação atual das categorias de base dos clubes brasileiros – grandes e pequenos.
Nos estúdios da Central 3, Breiller explicou como funcionam as estruturas de formação dos clubes de futebol no país e atentou para a responsabilidade das equipes e federações para garantir o estrito cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Sobre o incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, em que 10 jovens morreram, Breiller ressaltou que a situação de alguns dos jogadores rubro negros já feriam termos do ECA, como o direito ao convívio familiar e a criação de vínculos trabalhistas, que deveriam ter sido fiscalizados.
O jornalista lembrou que outros problemas são enfrentados pelos aspirantes da profissão e até crimes como o aliciamento de menores, tráfico de pessoas e abusos sexuais, frequentes e pouco revelados pela cultura que envolve o ambiente futebolístico.
Na equipe do #VaidapéNaRua, Thiago Xei, Ozie e Próximo comandaram a entrevista em programa dedicado ao jornalista e radialista Ricardo Boechat, morto na última segunda-feira (11). Mano Próximo emprestou sua experiência de 10 mil anos na coluna sobre o incêndio no edifício Joelma, que também se originou por um problema de ar-condicionado.
Escute o programa na íntegra pelo Spotify e assine o feed do #VaidapéNaRua no site da Central3. Siga sintonizado também todas às quartas-feiras, a partir das 18h, ao vivo, pelo Facebook da Revista Vaidapé.
YêêêsssII!