Falamos com Carol e Maria Elisa, a dupla brasileira de vôlei de praia que vem se destacando ao longo das competições nacionais e internacionais.
Na primeira parte do programa, falamos com Carol, filha da ex-jogadora Isabel e mãe de dois filhos. Ela nos contou sobre seu início na carreira, dos anos em que jogou ao lado da irmã Maria Clara e sobre como a maternidade ainda é vista como um problema para as mulheres atletas.
“Engravidar foi uma decisão minha e eu sabia que meu ano seguinte seria difícil. Mas é complicado você voltar de uma gravidez e não ter nenhum apoio. Na gravidez do José tive patrocinadores bacanas e que ficaram comigo durante o período em que estive grávida.Já na segunda, não. Tive até alguns problemas com Federação, com sistema de pontuação e foi bem chato. Eu despenquei no ranking porque fiquei afastada, perdi uma grande parte da minha pontuação e acho isso um absurdo”, revelou na entrevista.
Na segunda parte, Maria Elisa nos contou sobre seus anos de carreira e sobre como precisou adaptar seu 1,76m de altura para jogar vôlei na quadra. “Mudei para a areia e foi a melhor coisa que fiz. Você acaba desenvolvendo outras qualidades que compensam a falta de altura, então dá pra jogar”, disse.
A atleta contou que, aos 17 anos, foi para a Praia do Recreio em busca de um treinador para começar a jogar e também arrumou um emprego para conseguir se manter. “Em 2002, trabalhei como secretária e treinava à noite. Também vendi lingerie e biquíni para poder me manter.”
Maria Elisa falou também sobre como é ser atleta e, ao mesmo tempo, administrar a equipe lidando com todos os profissionais e cuidando de toda parte administrativa da dupla: pagamentos, compra de passagem, hotel, definição de melhor estratégia para viajar, orçamentos, montagem de estrutura e etc.