Em 09 de janeiro de 2003 era assinada a Lei 10.639 tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Desde então vemos uma série de dificuldades enfrentadas pelos professores para aplicá-la nas salas de aula por todo o Brasil.
E quais seriam essas dificuldades?
Marjorie Chaves, nossa colunista de Brasília, esteve nos estúdios da Central3 para conversar conosco e ajudar a responder essa questão. Além disso, apontar possibilidades pedagógicas para que essa implementação seja mais efetiva.
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DICAS
Canal Café de Quebra
Podcast Chutando a Escada – Controle de Corpos Pretos, com Joel Luiz Costa
Podcast IBCCRIM
O Que é Racismo Recreativo?, de Adilson Moreira
Site A Cor da Cultura
Marcela de Lima Gomes disse:
Bom dia!
Gostei muito dessa conversa sobre a importância que é debater a participação das populações negras em todas as esferas sociais.O debate é necessário e a ampliação da formação, também, contribui muito para a conscientização racial.
Valéria Bernardo disse:
Olá! Que maravilha ter ouvido esta conversa sobre a lei 10.639, acho muitíssimo pertinente, sou professora graduada em Letras Português/Inglês e sempre procuro colocar estas questões raciais por meio da Literatura Afro brasileira, em especial com escritoras negras e minha preferida Conceição Evaristo, percebo que no âmbito escolar pouco se fala destas questões exceto na Semana da Consciência Negra, mas é bem superficial, e como vocês abordaram o preparo dos professores ainda deixa a desejar, principalmente pq parece que só o professor de humanas tem que abordar esta temática. Gratidão por esta postagem de vocês.
Valderlice do Carmo Souza da Silva disse:
A Educação Afrobrasileiro e o temas relacionados à ela deveriam ser conteúdos abordados constantemente e não somente em projetos direcionados com datas específicas.,