Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a jornalista Helena Martins, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018) e mestre em Comunicação pela UFC (2012). Autora do livro “Comunicações em tempos de crise: economia e política” (https://bit.ly/comunicações – Expressão Popular/Fundação Rosa Luxemburgo, 2019) e organizadora do e-book “Desinformação: crise política e saídas democráticas para as fake news” (https://bit.ly/desinformação-fakenews – Intervozes/Veneta, 2020), Helena conversou conosco sobre presença constante e intensiva das tecnologias da informação e da comunicação em nossas vidas, o papel da mídia na construção da hegemonia, o poder da imprensa tradicional de ainda influenciar os rumos da política, o mercado de telecomunicações e os rumos da internet e estratégias para garantir o direito à comunicação no Brasil. Na parte final Helena ainda falou sobre o impacto político das ferramentas de desinformação e o PL das Fake News.
*Links: Coalização Direitos nas Redes (https://direitosnarede.org.br/), intervozes.org.br/; tese de Liziane Guazina sobre o mensalão (https://bit.ly/jornalismo-mensalão).
Trilha: Claudia, “Deixa eu dizer” (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza); e The Clash, “Hitsville UK” (Joe Strummer e Mick Jones).