Por Victor Faria
Nos arredores do Estádio Jardines del Hipódromo, localizado na Curva de Maroñas, a sensação é de total desânimo e desolação acerca do time, dos jogadores. A campanha no último campeonato nacional se tornara referência de memória e saudosismo, mesmo que recente.
A virada do ano alterou a condição de jogo do Danúbio Fútbol Club. A partir do momento em que debutou no torneio continental no chamado “Grupo da Morte”, e talvez por influência da saída dos principais jogadores, um descarrilamento de defeitos e efeitos tomou conta da equipe, um desastre a provocar o outro paulatinamente. O insucesso de forma prática e tática.
A atmosfera pesada provoca nos jogadores uma permanente sensação de fracasso, como se fossem forçados a entrar em campo como que por ofício, sem prazer ou objetivo. Corpos que se dispõe em campo à espera de um tempo que demora a passar.
Na impossibilidade de mandar seus jogos pela Copa Libertadores da América em sua cancha, o time parece ter se deslocado para algum estádio inventado por Juan Carlos Onetti. É como se mandassem seus jogos na cidade de Santa Maria, privilégio de Díaz Grey e outros desafortunados. Protagonistas de uma forma evidente de degradação, capazes de ofender o rival em público como forma de se defender da chance mínima de sobreviver.
Em comum com a cidade idealizada pelo escritor uruguaio, a trágica condição de habitual sofrimento. Complicações médicas e psicológicas assolam os comandados de Leonardo Ramos: Marcelo Tabárez tal qual Gertrudis e sua relação com Juan María Brausen.
Males do corpo refletidos em ações e conjecturas, à espera de notícias capazes de renovar e retomar a condição de vida esquecida atualmente em idos continentais. A solução deve estar na maleta trazida por Díaz Grey, nas ampolas de morfina distribuídas aos habitantes de Santa Maria, que por um instante escondem sofrimentos evidentes e futuras impressões. O intuito de postergar a dor que em nós habita.
Que a sensação de fracasso seja apenas uma impressão de tempo ou lugar distante. Que seja apenas um cenário consagrado nas palavras de Juan Carlos Onetti e nada mais.