O Central Cine Brasil desta semana trata de RETRATO DE UM CERTO ORIENTE, novo filme de Marcelo Gomes, que estreou em Roterdã e passou por eventos como o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo. A estreia nos cinemas é nesta quinta-feira, 21 de novembro, do longa que é baseado na obra de Milton Hatoum – ali chamada Relato de um Certo Oriente –, vencedora do prêmio jabuti de 1990.
O lançamento marca os 20 anos da produtora Matizar Filmes e tem um trio protagonista formado por um elenco libanês: Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour. A sinopse é a seguinte: Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir, consumido por ciúmes, usa suas diferenças religiosas para tentar separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma de fogo. Desesperada, Emilie desce em uma aldeia indígena no meio da selva para buscar ajuda. Após a recuperação de Emir, a chegada a Manaus leva a uma decisão que terá consequências trágicas. Retrato de um Certo Oriente é um filme sobre memória, paixão e preconceito, revelando a saga dos imigrantes libaneses na Floresta Amazônica.
Marcelo já esteve no Central Cine para tratar de ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR. Ele também é diretor de CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS; VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO; ERA UMA VEZ EU, VERONICA; O HOMEM DAS MULTIDÕES; JOAQUIM; e PALOMA.
centralcinebrasil #cinemabrasileiro #cinemanacional #cinemabrasileiro #retratodeumcertooriente #marcelogomes