OBRIGADA, JOANNA!
No podcast desta semana, falamos com a atleta que tem o melhor resultado da natação feminina do Brasil em Jogos Olímpicos (5º lugar em Atenas 2004, nos 400m medley). Joanna Maranhão se despediu das piscinas recentemente, mas o seu legado vai além do esporte.
Mulher de fibra, pernambucana, que enfrentou seus medos superando um abuso sexual ainda criança, a ex-nadadora nos contou quais são seus próximos passos para o futuro e recebeu homenagens de Mayra Siqueira (jornalista e nadadora), Flavia Delaroli (ex-atleta da natação) e Profª Kátia Rubio (psicóloga da EEFE-USP e autora do livro “Atletas Olímpicos Brasileiros).
Joanna tem o maior número de participações olímpicas da natação feminina do Brasil (4 vezes – 2004, 2008, 2012, 2016) e é a maior recordista brasileira da história. Quebrou seis recordes sul-americanos em piscinas olímpicas (50m) e outros sete em piscina semi-olímpica (25m). São oitos medalhas em quatro Jogos Pan-Americanos: três de prata e cinco de bronze.
Diante de tudo isso, fizemos essa justa homenagem para uma atleta que fará muita falta nas piscinas, mas com certeza seguirá nos enchendo de orgulho fora delas.