CAROL BARCELLOS
O papo da semana foi com a jornalista mais aventureira da Rede Globo, Carol Barcellos, que já participou de maratonas no Polo Norte, Selva Amazônica e Jerusálem. Suas reportagens envolvem expedições, viagens e aventuras.
Carol nos contou sobre seu início na carreira, quando pensava em trabalhar com jornalismo econômico. Fez um teste para estagiar na Rede Globo e, mesmo praticando atividades esportivas durante toda a vida, nunca pensou em atuar nessa área. “Eu não tinha conhecimento de esporte, mas na última entrevista, o apresentador Marcelo Barreto disse que eu tinha a cara do esporte. Disseram que só tinha vaga para essa editoria e eu topei”, disse ela.
E assim, a jornalista iniciou sua trajetória como repórter do programa de esportes radicais “Zona de Impacto”. Em 2007 começou a trabalhar para a Globo fazendo coberturas do futebol, mas foi em 2015 que surgiu a grande oportunidade de sua carreira: apresentar o Planeta Extremo ao lado do jornalista Clayton Conservani.
Na época, Carol havia acabado de ser mãe e revelou que não foi nada fácil ficar longe de sua filha Júlia. “Eu comecei a viajar muito e a Julia tinha apenas dez meses. Eu ainda amamentava. Foi difícil, mas aceitei o desafio”, revelou.
A relação entre mãe e filha tem muita cumplicidade, apesar da distância. “A Júlia me perguntou uma vez: mãe, você e o papai fazem têm o mesmo trabalho? E eu respondi que sim, que ele também é jornalista. E ela revidou: mas eu nunca vi o papai subir em árvores!”.
Relembramos com Carol a cobertura que ela fez do terremoto que devastou o Nepal em 2016. “Foi uma das experiências mais marcantes da minha carreira e muita gente me criticou por deixar transparecer o medo que estava sentindo naquele momento. Mas antes de ser jornalista, eu sou um ser humano, vi cenas horríveis e eu estava com medo, sim”, revelou.
Atualmente, ao lado de Clayton – seu grande parceiro de reportagens – Carol está gravando o “Expedição Brasil” para o Esporte Espetacular. No episódio mais recente, a dupla cruzou a Amazônia por quase 130km praticando stand-up paddle pelos rios da região.
Além do jornalismo, Carol é embaixadora do projeto “Destemidas”, uma parceria com a ONG Luta pela paz para levar o esporte para garotas do Complexo da Maré, comunidade do Rio de Janeiro.