ASSINE O FEED DAS DIBRADORAS!
Você pode assinar o Feed via RSS ou ouvir o podcast através do iTunes e Player FM.
Seleção feminina Sub-17
Entrevistamos a auxiliar técnica da seleção feminina sub-17, Débora Ferreira, que em breve será
a primeira mulher do Brasil (uma das poucas da América Latina) que terá a licença completa de treinadora pela CBF. Débora já cursou os cursos de licença C, B, A e está perto de finalizar a Licença Pro da CBF Academy. “Eu sempre era a única mulher nos cursos que fiz para técnicos de futebol. Hoje, nas licenças da CBF, já tem umas dez. Está crescendo”.
Débora foi atleta de futebol e desistiu da profissão por falta de apoio. Como sempre gostou do esporte, decidiu cursar Educação Física porque queria ser professora. Depois de formada e passar em alguns concursos, as oportunidades apareceram e ela começou a treinar equipes nas escolas, Universidades e projetos da Prefeitura.
A treinadora nos revelou que os cursos da CBF – apesar de caros – são investimentos necessários para se capacitar e crescer na profissão. Elogiou o conteúdo e, graças ao networking feito durante as aulas, conheceu muita gente e aproveitou as chances que surgiram. “Ainda é mais difícil ser treinadora quando se é mulher. Estamos com um pouco mais de espaço atualmente, mas a gente precisar estar muito preparada, porque pode ser que tenhamos apenas uma oportunidade. Não temos espaço pra errar”, afirmou.
Debora elogiou o trabalho de Emily Lima e nos contou como as seleções de base e principal têm se integrado para garantir um padrão de jogo único para o Brasil. Ainda citou seleções que considera fortes, as seletivas que vêm realizando pelo Brasil em busca de jogadoras e disse que sonha em ocupar seu espaço no comando de uma equipe principal, seja masculina ou feminina.