ASSINE O FEED DAS DIBRADORAS!
Você pode assinar o Feed via RSS ou ouvir o podcast através do iTunes e Player FM.
Orgulho!
Aproveitamos o dia do Orgulho LGBT (28 de junho) para falar sobre um assunto mais do que necessário: a presença da comunidade LGBT no futebol e no esporte. Gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais também têm direito de viver o esporte como qualquer um, e os atletas e clubes têm papel fundamental no combate à homofobia em todos os aspectos.
Neste programa especial, falamos com a jornalista Milly Lacombe, uma das primeiras mulheres a conseguir espaço na TV para comentar futebol – e que hoje fala abertamente sobre sua sexualidade, depois de ter enfrentado um grande tabu dentro de casa. Ela contou sobre como foi descobrir e revelar sua sexualidade – principalmente para a família – e como enxerga o machismo e a homofobia que ainda ronda o esporte, especialmente no futebol.
“Eu achava que era uma doença, que eu tinha um problema e que ninguém mais tinha isso no mundo. Mas com o tempo, descobri que a doença não é a homossexualidade, é a homofobia”.
Gabriela Moreira, jornalista da ESPN Brasil, nos contou como foi preparar a série “Futebol Fora do Armário” que, em 30 minutos, mostra a realidade, os preconceitos e desafios de gays que torcem, praticam o esporte e inclusive de quem ainda tem receio de assumir sua sexualidade no estádio com medo de não sair vivo de lá.
Gabi também nos revelou a dificuldade que encontrou para falar sobre LGBTfobia com os clubes de futebol e jogadores, que não quiseram se manifestar sobre o tema. A própria CBF – órgão que comanda o futebol brasileiro – também não preparou nada para a data.
Relembramos casos de atletas mulheres que não esconderam sua orientação sexual em momentos cruciais do esporte, como Isadora Cerullo do rúgbi, pedida em casamento durante a Rio-2016, a americana Abby Wambach, jogadora de futebol que beijou sua namorada depois da conquista da Copa do Mundo em 2015, a brasileira Amanda Nunes, lutadora de MMA, que pediu a namorada em casamento no octógono e a ex-ginasta Laís Souza se declarou gay em uma entrevista à Milly Lacombe para a Revista TPM no ano de 2015.
Tá no ar, pode ouvir e ter a plena certeza de que o esporte é para todxs!