ASSINE O FEED DAS DIBRADORAS!
Você pode assinar o Feed via RSS ou ouvir o podcast através do iTunes e Player FM.
Da-lhe Helena!
Neste podcast falamos com a mulher que revelou a jogadora Marta para o mundo. Nossa convidada foi Helena Pacheco, ex-jogadora de futebol do inicio dos anos 80 e ex-treinadora do Vasco da Gama.
Helena, que começou sua trajetória no esporte jogando vôlei, nos contou como foi sua migração para o futebol onde defendeu a lendária equipe do Radar do Rio de Janeiro e como se preparou para atuar como técnica. “Fiz faculdade de Educação Física, mas naquela época, mulheres eram proibidas de escolher o futebol como área de atuação. Me especializei nos Estados Unidos e foi ali que eu vi o que era o futebol feminino de verdade”, afirmou.
Helena também citou a falta de espaço e de oportunidade que sempre enfrentou para trabalhar com a modalidade no Brasil. “Nunca sofri preconceito por trabalhar com futebol por parte de ninguém, somente da CBF. Nunca me foi dada uma chance para atuar na comissão técnica de uma seleção e na Olimpíada de 2000, eu fui até Sidney com o apoio do Vasco da Gama, que era meu clube na época, e me bancou para que eu pudesse ver como funcionava um torneio olímpico”.
Durante a conversa, a treinadora relembrou a chegada de Marta para o teste no Vasco da Gama e nos contou que, mesmo sem vê-la em campo, percebeu que a jogadora tinha um grande diferencial. “Nos olhos dela, era possível ver que tinha raiva da vida. Era uma menina muito tímida, calada, mas era muito habilidosa. Canhota, sabia o que fazer com a bola nos pés”. Além do talento, Helena nos disse que ela tinha uma grande qualidade que era “saber escutar” os conselhos que recebia.
Do Vasco para a Suécia, Marta viu sua vida mudar. Helena contou que deu todo apoio para que a transferência fosse, de fato, positiva para a atleta. “Quis saber quem era a pessoa com quem estava falando, quando ia, o que ia ganhar e etc…”. Em entrevistas, Marta sempre agradece o apoio que recebeu de Helena quando perguntada, inclusive citou a ex-treinadora em sua carta pessoal que viralizou pelo mundo.
O papo foi bem bacana, pode conferir!