Exatamente um ano após a tragédia que chocou o mundo, produzimos esse podcast especial sobre a reconstrução da Chapecoense. Começando um time e uma diretoria do zero em janeiro de 2017, o clube se reestruturou, conquistou o estadual e conseguiu a permanência na Série A. Para falar sobre o tema, convidamos Juliana Sá Zonta, gerente de marketing da Chape, que nos contou um pouco sobre como foi o processo de reconstrução do time ao longo do ano.
“Foi um ano muito difícil. De toda a nossa equipe do ano passado, restaram somente duas pessoas após o acidente. Então tivemos que começar tudo do zero”, contou ela.
Falamos também sobre a relação da Chape com as viúvas dos jogadores que foram mortos no acidente, as críticas de alguns dizendo que o clube estaria “se aproveitando da tragédia para fazer marketing” e o pagamento de indenizações às famílias.
Juliana é uma exceção nesse mundo do futebol – é raro ver mulheres ocupando cargos altos nos departamentos de marketing dos times. Mas ela conta sobre como a presença dela e de outras mulheres no marketing da Chapecoense faz a diferença no olhar do clube para as torcedoras. “A gente sempre está ali brigando por camisas no modelo feminino e outros produtos para as mulheres.”
Com quase 8 mil mulheres associadas ao programa de sócio-torcedor, a Chape é o time que se destaca entre a quantidade delas no quadro de sócios – elas representam quase 40% do total. “A presença das mulheres sempre foi muito forte na Chapecoense. Inclusive, você vê mulheres de todas as idades na Arena Condá.”
Além do papo sobre a Chapecoense, falamos também sobre o pentacampeonato do Brasil na Copa América de futsal e as vitórias da seleção feminina contra o Chile. Ouçam!