Antes da bola rolar, dezenas de milhares de estudantes e trabalhadores se manifestavam nas cercanias do Estadio Nacional, antes da partida inaugural da Copa América, e mesmo realizando um protesto lúdico chamado Pelotazo foram duramente reprimidos pelos Carabineros.
Enquanto a bola rolava, o alcade de Temuco, Miguel Becker, em um ato de totalitarismo proíbe que a Wenufoye – bandeira que representa a nação mapuche – fosse içada no estádio que leva o nome do seu pai.
Enquanto a bola rolava e Arturo Vidal destroçava sua Ferrari, a Unión Portuaria e a Confederación de Estudiantes de Chile convocaram uma paralisação nacional por conta do “descontento que existe frente a las reformas neoliberales del gobierno y en cómo han llevado el proceso de diálogo solamente hacia los intereses empresariales. A estas razones se suman los incaceptables casos de corrupción que han provocado la indignación en la sociedad”
Enquanto a bola rolava, a deputada Camila Vallejo, uma das lideranças estudantis em 2011 e atual presidenta da comissão de educação da Câmara, traiu os seus antigos colegas ao criticar a continuidade da greve dos professores.
Enquanto a bola rolava, diversos setores da hinchada da Universidad de Chile organizaram uma marcha em cidades de norte a sul do país contra a mercantilização do futebol, apoiada em quatro eixos: recuperação do clube social, ingressos populares, fim das restrições à festa nas arquibancadas e dos abusos da Azul Azul S.A. (empresa gestora).
Enquanto a bola rolava, o Estadio Nacional foi devidamente lembrado pela imprensa como um dos maiores centros de detenção e tortura da América Latina. Contudo, o mesmo não ocorreu em outras duas sedes de passado sombrio: o Estadio Regional Ester Roa, em Concepción, e o atual Estadio Elías Figueroa Brander, em Valparaíso, popularmente conhecido como Playa Ancha. Ambas as canchas foram remodeladas para o torneio continental e diferentemente da casa da seleção chilena não guardam nenhuma lembrança das centenas de vítimas que passaram pelas duas arenas.
Enquanto a bola rolava, a Comando Svr – barra brava da Alianza Lima – emitiu um comunicado prévio ao Clásico del Pacifico denunciando a homofobia, o racismo e a xenofobia.
A bola ainda rola neste sábado, mas ao contrário do polêmico canto dos hinchas argentinos a final entre Chile e Argentina começará com a união de todos os presentes na campanha #1minutodesilencio, para nunca esquecer dos caídos nos países vizinhos.
Leonardo Santos disse:
Só para constar, os estádios de Valparaíso e Concepción foram remodelados para uma Copa do Mundo Sub20 de futebol feminino há alguns anos.