Chegou o podcast especial do Xadrez Verbal sobre o acordo comercial entre MERCOSUL e União Europeia! Na verdade, esta é a primeira parte, já que contamos com convidados muito solícitos e participativos, acabamos produzimos horas de material sobre o acordo.
Então, para não ficar muito pesado, especialmente para novos ouvintes, dividimos em duas partes. Esta primeira é mais didática e abrangente. Começamos o papo com Guilherme Casarões, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, sobre o que é o MERCOSUL. Também recebemos José Pimenta, que é especialista em comércio internacional e professor de relações internacionais da ESPM, sobre como funciona o MERCOSUL e suas tarifas.
Pra entrarmos no acordo propriamente dito, vamos ouvir um papo com outro conhecido da casa, o economista Daniel Sousa, comentarista do “Estudio i” da GloboNews, professor de Economia no Ibmec e um dos autores do podcast Petit Journal. Depois conversamos com outro Daniel, o Daniel Rittner, que é repórter especial do jornal Valor Econômico em Brasília, colunista sobre infraestrutura e que fez uma análise geral do acordo MERCOSUL – UE.
Finalmente, para entender quais os passos necessários para que o acordo entre em vigor, vamos ouvir um papo com outro conhecido da casa, o professor de relações internacionais Tanguy Baghdadi, a segunda metade do Petit Journal.
Modéstia de lado, está imperdível. Divulguem o especial e fiquem no aguardo da segunda parte!
Alexis Petri Costa disse:
Por um minuto, achei q o Filipe ia falar “‘Ah, mas o programa eh grande, eu não vou ouvir.’ ‘Ta bom, f***-se.'”
Ou eh isso que eu diria…
DIOGO PHILIP SCHERCH disse:
ASSUNTO IMPORTANTE A GENTE DÁ REPLAY
Aqui é o Diogo Scherch (Xérxi) de Porto Velho Rondônia estudante de geografia na federal de Rondônia UNIR, e tenho uma breve pergunta, graças ao acordo, o maior número de compradores e a entrada em um mercado de alto nível de normatização, fará o produto agrícola brasileiro subir de preço. Com o aumento do valor dos produtos brasileiros neste mercado comum, eu vejo um país que será prejudicado se comparado ao senário atual: Israel, que passaria a comprar os mesmos produtos a preços superiores aos que paga hoje. Esta previsão é correta? Como isso poderia impactar na retórica pró-Israel do atual governo federal? Seria este um motivo menor que poderia azedar a finalização do acordo por motivos ideológicos?
Nathalia Marcussi disse:
Como sempre, uma aula incrível!
Krishna Souza disse:
Muitas informações relevantes. Obrigada pelo Podcast
Edson Maia Carlos Filho disse:
Bacana ! Magnífico ! Imperdível ! é sempre um prazer e um privilégio poder assistir as preleções dos professores Guilherme Casarões e Tanguy Baghdadi !
Andrei Lima de Oliveira disse:
Tudo muito bom, só faço uma ressalva em relação a música de fundo na hora das falas dos professores, acho que atrapalha um pouco, talvez seria melhor sem esse pano de fundo. Obrigado!