O GP da Inglaterra, décima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, foi emocionante e surpreendente do início ao fim. Primeiro, pela batida que envolveu Lewis Hamilton e Max Verstappen na primeira volta da corrida deste domingo (18), que levou o holandês a acertar com força a barreira de proteção, com impacto de 51G. A direção de prova puniu o heptacampeão do mundo com 10s. Depois, com Charles Leclerc a liderar quase toda a sequência da disputa em Silverstone. Mas o monegasco não conseguiu resistir ao melhor ritmo de corrida de Hamilton, que superou até mesmo a punição e, depois de passar o carro da Ferrari a duas voltas do fim, alcançou, diante da sua torcida, sua vitória 99 na Fórmula 1.
Leclerc foi recompensado pela valentia e grande corrida em Silverstone ao terminar a prova em segundo lugar, seu melhor resultado na temporada, depois de ter ficado muito perto de uma vitória surpreendente. Valtteri Bottas, em terceiro, completou o pódio do GP da Inglaterra.
Lando Norris garantiu outro grande resultado no campeonato e foi o quarto, seguido pelo companheiro de McLaren, Daniel Ricciardo. Carlos Sainz foi o sexto com a Ferrari e deixou para trás o compatriota Fernando Alonso, da Alpine. Lance Stroll, com a Aston Martin, foi o oitavo, enquanto Esteban Ocon voltou a pontuar, em nono, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, fechou a lista dos dez primeiros.
Enquanto Hamilton foi o grande vencedor, a Red Bull, grande força da temporada, ficou zerada em Silverstone. Muito por conta do acidente que provocou o abandono de Verstappen na primeira volta, mas também pela jornada de Sergio Pérez, que não conseguiu pontuar após estratégia estranha de duas paradas. O mexicano terminou só em P15.
A Fórmula 1 volta a acelerar daqui a duas semanas para a 11ª etapa da temporada 2021, o GP da Hungria, que antecede as férias de verão da categoria.
O Briefing, programa do GRANDE PRÊMIO que traz tudo sobre os GPs de F1, é apresentado por Victor Martins com participações de Evelyn Guimarães, Pedro Henrique Marum, Renato Ribeiro e Guilherme Bloisi. Produção e direção de Rodrigo Berton e Pedro Prado. O podcast é produzido e hospedado pela Central 3.