Assine o feed do Fronteiras!
Através do RSS. O programa também está disponível para Deezer, iTunes, PlayerFM, e Pocketcast.
Zlatni ljiljani!
Cruzamos pela primeira vez uma fronteira da antiga Iugoslávia, para homenagear os vinte e cinco anos da independência da Bósnia Herzegovina. Vamos até a antiguidade para contar a História da região, a formação de sua população e sua conquista pelo Império Otomano. Então, se inicia um período de séculos que vai definir a variedade étnica e religiosa da Bósnia e transformará Sarajevo em uma cidade cosmopolita.
Isso pode ser visto nos primeiros clubes de futebol da cidade, cada qual representando uma etnia diferente. O futebol bósnio dentro da Iugoslávia, sua seleção, principais jogadores são cobertos no nosso segundo bloco. Já as equipes atuais refletem bem a divisão e variedade da sociedade bósnia, disputada entre croatas e sérvios, algo marcante no período iugoslavo e essencial para compreendermos a Guerra da Bósnia. Entre 1992 e 1995, cerca de cem mil pessoas morreram, mais de dois milhões de refugiados, em um conflito marcado por massacres e crimes contra a humanidade. Finalmente, a formação da atual república, com o primeiro cidadão bósnio que, em 2017, ainda é um bebê!
SIGA O XADREZ VERBAL
Acompanhe as publicações do site através do Facebook, Twitter e Youtube.
Alessandro Pires disse:
No epidódio Fronteiras Invisíveis do Futebol #29 Bósnia Herzegovina, o Felipe dá uma dica de uma série chamada “The Yugoslav Wars”.
Eu não achei essa série em nenhum lugar. Tem algum link pra essa série ou é outro nome e ele se confundiu?
Obrigado!!