Assine o feed do Fronteiras!
Através do RSS. O programa também está disponível para Deezer, iTunes, PlayerFM, e Pocketcast.
Tricolorii!
Convidamos o amigo e colega de faculdade Rodrigo Lazaresko Madrid, para falar sobre os 140 anos do país dos seus avôs e nos corrigir na pronuncia desta particular língua latina! A região que é cortada pela cadeia montanhosa dos Cárpatos já foi controlada por dácios, romanos e valáquios na Antiguidade sendo disputadas por godos, hunos e turcos na Idade Média.
Entenda como Vlad III, voivode da Valáquia entre 1448-77 e da casa de Drăculești, conhecido como “Empalador”, tornou-se um herói local no contexto do romantismo no século XIX – sendo eternizado como o Conde Drácula pela pena do escritor irlandês Bram Stoker – às vésperas da independência romena. Por sinal, o primeiro registro do futebol no recém-formado Estado foi uma pelada de rua entre dois garotos na cidade de Arad.
De lá pra cá, a seleção local disputou sete Mundiais, chegando às quartas-de-final em 1994 graças ao talento da vitoriosa geração do Steaua București, primeira equipe do bloco socialista a conquistar a Copa dos Campeões da Europa em 1986, entre eles Gheorghe Hagi.
Já no século passado, a Romênia manteve uma posição diplomática dúbia nos principais conflitos regionais e mundiais, período marcado pela troca de comando entre ditadores e monarcas, até a ocupação do Exército Vermelho, a subsequente assinatura do Pacto de Varsóvia (1955) e a assunção de Nicolae Ceaușescu ao posto de secretário-geral do Partido Comunista, permanecendo no poder por 34 anos até ser fuzilado ao lado da sua esposa com 120 tiros.
SIGA O XADREZ VERBAL
Acompanhe as publicações do site através do Facebook, Twitter e Youtube.