Três mestres da pesquisa sobre torcida organizada no Brasil chegam na nossa bancada falar sobre a atualidade, a história e o futuro dessas organizações tão peculiares.
🔎Rosana da Câmara Teixeira: antropóloga, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa torcidas organizadas (Torcidas Jovens) no Rio de Janeiro desde os anos 1990. E a partir dos anos 2000 incluiu em sua agenda de estudos os movimentos populares e barras e a criação de entidades torcedoras para lutar por direitos. Publica trabalhos nas áreas de antropologia urbana e educação.
🔎Bernardo Buarque de Hollanda: desde o início dos anos 2000 se debruça sobre a formação histórica das torcidas organizadas e uniformizadas no Brasil. Professor da Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC), sua agenda de pesquisa compreende a história social do futebol e a história social da literatura no país.
🔎Luiz Henrique de Toledo: antropólogo, leciona e pesquisa comportamento torcedor desde os anos 1990. Professor pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e publica trabalhos nas áreas da antropologia urbana e antropologia das práticas esportivas.
Esta live foi realizada em 12/06 e é um complemento da anterior (“O Bagulho é Torcida“), na qual conversamos com membros de TO’s.