Em semana de eleição e dérbi paulista, nunca é demais lembrar da interessante história relatada no livro Palmeiras x Corinthians, 1945: O Jogo Vermelho, obra do palmeirense Aldo Rebelo.
Ele resgatou um episódio pouco conhecido até então: em 13 de outubro de 1945, os rivais Palmeiras e Corinthians fizeram um amistoso cuja renda foi revertida para o Movimento Unificador dos Trabalhadores (MUT), vinculado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).
A descoberta de Rebelo se deu ao visitar a sala de troféus do Palmeiras e olhar uma taça que lhe chamou a atenção: uma mulher alada, projetada para a frente como se fosse voar. Ao olhar a plaqueta, estava escrito: Homenagem ao Movimento Unificado dos Trabalhadores.
O Palmeiras venceu por 3 a 1, no mesmo Pacaembu do duelo deste sábado, e o jogo arrecadou 115 mil cruzeiros que foram usados para financiar campanhas políticas.
Apesar do amistoso, Rebelo não consegue confirmar após a pesquisa que havia alguma filiação de algum dirigente ou jogador ao Partido Comunista.
E pra quem gosta de clássico, vale assistir ao filme Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada, de Renato Terra. Ele bateu um papo com o Folha Seca #38, no mês passado, e o filme está disponível no Itunes e também sendo exibido na programação do Canal Brasil.