Pasolini e o futebol

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por João Ferraz

Neste momento debruçamo-nos todos a entender o fenômeno do Futebol em suas diferentes faces. Desde o lúdico do esporte, passando pelo ato apaixonado do torcedor, até a cruel dimensão de mercado que encontrou no futebol um posto avançado do modelo de consumo dos nossos tempos. Todas essas tarefas são parte do “esforço da copa”.

Me abstendo de escrever sobre tudo isso, por hora ao menos, reproduzo aqui um artigo do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Escrito em 1971, na busca de compreender as diferenças fundamentais entre o modelo de futebol europeu e sul-americano, Pasolini buscava confrontar estes modelos, que haviam se chocado no ano anterior na partida final da Copa no México, onde a geração de Pelé havia desfilado. Talvez o 4 a 1 imposto pelo Brasil à seleção italiana fosse insuportável para o Pasolini fã de futebol; talvez para o Pasolini esteta fosse a realização da obra de arte total wagneriana, a “Gesamkunstwerk”.

Mas a busca que realmente lhe interessava, e que interessava a toda sua geração de cineastas – marcados indelevelmente pelas agitações de maio 68 – era a diferença entre o Cinema de Prosa e o Cinema de Poesia. Seus colegas de avant-garde, Jean-Luc Godard e Glauber Rocha haviam já em 68 alertado para isso no filme “Os Ventos do Leste”, de Godard.

Pasolini transpôs essa dicotomia para o futebol. A atualidade do artigo está em registrar com precisão que o futebol de prosa, o futebol europeu – antínomo ao futebol de poesia brasileiro –, a que muitos identificavam como futebol força, era sim o futebol dos esquemas táticos, da triangulação e da disciplina. Era arte, mas não era poesia.

Não nos resta muito a não ser ler o artigo, entendendo-lhe como obra de um homem do século XX, cujas percepções nos são ricas ainda nos dias de hoje, ou como escreveu Proust, “Ao lermos a obra-prima nova de um homem de gênio, é com prazer que encontramos nela todas aquelas nossas reflexões que tínhamos desprezado, alegrias, tristezas que havíamos reprimido, todo um mundo de sentimentos desdenhados por nós e cujo valor o livro onde o reconhecemos nos assinala subitamente.”[1]

 

 

A Linguagem do Futebol

Pier Paolo Pasolini

O futebol é um sistema de signos, ou seja uma linguagem. Tem todas as características fundamentais da linguagem por excelência, o que expomos em seguida como termo de comparação, ou seja a linguagem escrita-falada. De fato, as “palavras” da linguagem do futebol se formam exatamente como as palavras da linguagem escrita-falada. Agora, como se formam estas últimas? Se formam através da “dupla articulação”, ou seja através das infinitas combinações dos fonemas que são, em italiano, as vinte e uma letras do alfabeto. Os fonemas, portanto, são as “unidades mínimas” da língua escrita-falada.

Queremos nos divertir definindo a unidade mínima da língua do futebol? Vejamos: “Um homem que usa os pés para chutar a bola”, essa é a unidade mínima: esse “podema” (se queremos continuar nos divertindo). As infinitas possibilidades de combinação dos “podemas” formam as “palavras futebolísticas”, e o conjunto das “palavras futebolísticas” forma um discurso, regulado por autênticas normas sintáticas. Os “podemas” são vinte e dois (quase como os fonemas), as “palavras futebolísticas” são potencialmente infinitas, porque infinitas são as possibilidades de combinação do “podemas” (na prática, os passes de bola entre cada jogador); a sintaxe se expressa na “partida”, que é um autêntico discurso dramático.

Os codificadores desta linguagem são os jogadores, nós, nas arquibancadas, somos os intérpretes: assim, possuímos um código comum. Quem não conhece o código do futebol não entende o significado de suas palavras (os passes) nem o sentido de seu discurso (um conjunto de passes).

Não sou nem Roland Barthes nem [o semiólogo Algirdas Julius] Greimas, mas como aficcionado, se quisesse, poderia escrever um ensaio muito mais convincente que esta menção sobre a “língua do futebol”. Penso, ademais, que se poderia escrever também um bonito ensaio intitulado “Vladimir Propp aplicado ao futebol”, porque, naturalmente, como toda língua, o futebol tem seu instante puramente “instrumental”, rigorosa e abstratamente regulado pelo código, e o seu instante “expressivo”.

Com efeito, antes eu disse que toda língua se articula em várias sublínguas, cada uma das quais possui um subcódigo. Pois bem, na língua do futebol se podem fazer também distinções deste tipo: também o futebol possui subcódigos, desde o momento em que, de puramente instrumental, para a converter-se em expressivo.

Pode haver um futebol como linguagem em prosa e um futebol como linguagem fundamentalmente poética. Para explicar-me, aponto – antecipando as conclusões – alguns exemplos: Bulgarelli joga um futebol em prosa: ele é um “prosador realista”. Riva joga um futebol de poesia: ele é um “poeta realista”. Corso joga um futebol de poesia, mas não é um “poeta realista”: é um poeta um pouco maldito, extravagante. Rivera joga um futebol em prosa, mas é uma prosa poética, de Elzevir.

Também Mazzola é um “elzeveriano”, que poderia escrever no Corriere della Sera, mas é melhor poeta que Rivera: de vez em quando ele interrompe a prosa e logo inventa dois versos fulgurantes. (N. do blogueiro, Pasolini fala de jogadores da época, é factível que se proponham mentalmente nomes atuais para cada uma das categorias propostas pelo autor.)

Esclareço que entre a prosa e a poesia não fazemos diferença de valor; a minha é uma distinção puramente técnica. Entretanto, vamos nos entender: a literatura italiana, sobretudo a mais recente, é a literatura dos Elzevir: eles são elegantes e extremamente estetizantes, no fundo são quase sempre conservadores e um pouco provincianos… enfim, democrata-cristãos. Entre todas as linguagem que se falam num país, inclusive aqueles com mais gírias, há um terreno comum desse país: sua atualidade histórica. Assim, precisamente por razões de cultura e história, o futebol de alguns povos é fundamentalmente em prosa; prosa realista ou prosa estetizante (este é o caso da Itália), enquanto que o futebol de outros povos é basicamente em poesia.

 

Em futebol há momentos que são exclusivamente poéticos: são os momentos do gol. Cada gol é sempre uma invenção, é sempre uma perturbação do código: todo gol é inelutabilidade, fulguração, espanto e irreversibilidade.

Precisamente como a palavra poética. O melhor goleador de um campeonato é sempre o melhor poeta do ano.

Neste momento é Savoldi. O futebol que expressa mais gols é o futebol mais poético. Também o drible é por si poético (ainda que não se compare com o gol). De fato, o sonho de todo jogador (compartilhado por todo espectador) é arrancar do centro do campo, driblar a todos e marcar o gol. Se, dentro dos limites, se pode imaginar uma coisa sublime, é precisamente esta. Mas isso nunca acontece. É um sonho que vi realizado somente em I due maghi del pallone (Os dois mágicos da bola), o filme de Franco Franchi que, mesmo num nível grosseiro, conseguiu ser perfeitamente onírico.

Quem são os melhores dribladores do mundo e os melhores goleadores? Os brasileiros. Portanto, seu futebol é um futebol de poesia: de fato, todo ele está baseado no drible e no gol. A troca de passe e a triangulação é um futebol de prosa: com efeito, está baseado na sintaxe, ou seja, no jogo coletivo e organizado: quer dizer, na execução racional do código. Seu único momento poético é o contra-ataque, com a adição do gol (que, como vimos, não pode ser mais poético). Definitivamente, o momento poético do futebol parece ser (como sempre) o momento individualista (drible e gol; o passe inspirado).

O futebol em prosa é o do chamado sistema (o futebol europeu). Seu esquema é o seguinte: o gol, neste esquema, está atrelado à definição, possível a um “poeta realista” como Riva, mas deve derivar de uma organização de jogo coletivo, baseado numa série de passes geométricos executados segundo as regras do código (se trata de uma perfeição um pouco estetizante e não realista, como nos centroavantes ingleses ou alemães).

O futebol poético é o futebol latinoamericano. Seu esquema é o seguinte: esquema que para ser consumado deve requerer uma capacidade monstruosa de driblar (algo que na Europa é repudiado em nome da “prosa coletiva”) e o gol pode ser inventado por qualquer um desde qualquer posição. Se o drible e o gol são os momentos individualistas-poéticos do futebol, é por isso que o futebol brasileiro é um futebol de poesia. Sem fazer diferença de valor, mas em sentido puramente técnico, no México a prosa estetizante italiana foi vencida pela poesia brasileira.

Artigo do cineasta Pier Paolo Pasolini, publicado no jornal Il Giorno, em 03 de janeiro de 1971. No ano anterior, na final da 9ª Copa Mundial de Futebol, no México, o Brasil havia vencido a Itália por 4 a 1. Esse texto foi incluído na obra Saggi sulla letteratura a sull’arte (Ensaios sobre literatura e arte), publicado em 1999 pela editora italiana Mondadori.

[1] PROUST, Marcel. A Prisioneira. Op. cit. p. 268.

_______________________________________________

João Ferraz apresenta os programas De Chuá e Central da Memória na Central 3.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>