Desde que voltou a lecionar no Liceo da AUF em 2006, o professor Óscar Washington Tabárez raramente consegue convencer de cara os pais (torcedores) e mães (imprensa). Seus alunos foram derrotados nas estreias da Copa América (2007), Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014) ou empataram a primeira partida válida tanto pela Copa do Mundo (2010) quanto Copa América (2011). A exceção que confirma a regra foi no debute dos Jogos Olímpicos (2012), quando os botijas venceram, de virada, o desconhecido selecionado dos Emirados Árabes Unidos.
O encontro com a Jamaica tinha mais a ver com aquela partida em Old Trafford, que marcava o retorno da Celeste ao maior evento poliesportivo após 84 anos de ausência, do que os demais encontros citados. Carlos Sanchez, Diogo Rolán e Giorgian De Arrascaeta vestiram a camisa mais vencedora do continente pela primeira vez em uma partida oficial. Ambos são os mais novos membros da turma de Tabaréz, que carece de novos pupilos contrastando com as boas participações do Uruguai nos torneios de base.
Prova disso é que 13 jogadores que foram campeões na Argentina, em 2011, estão presentes do outro lado da Cordilheira. Entre eles Cebolla Rodríguez, que ficou de fora do Mundial retrasado por segunda época (2 jogos de suspensão, resultado do entrevero na repescagem diante da Costa Rica), o autor do solitário gol no duelo contra os “africanos” – neste momento, Edison Cavani está no plantão de Geografia.
O Maestro Tabárez deve promover mudanças na sua segunda aula nesta Copa América. No clássico contra a sala ao lado, Alvaro Tata Gonzalez foi designado como inspetor de classe e ficará de olho em Lionel Messi, cabeça pensante da Albiceleste que assim como o João de Santo Cristo “até na escola o Professor (Martino) com ele aprendeu”. Como já é sabido o caminho para conquistar o bicampeonato do interclasses continental ficou mais complicado, após o aluno-problema Luis Suárez ser “convidado a se retirar” pela FIFA, nada que diminua o confronto mais tradicional deste lado do Atlântico a ser disputado no Estadio La Portada, em La Serena, a partir das 20h30.