Programa muito especial, no qual nossas amigas e companheiras de profissão Maíra Conde e Marjorie Chaves se juntam à dupla tradicional e formam o quarteto mal educado.
Discutimos como o Feminismo Negro pode ser usado enquanto prática em sala de aula, independente da matéria ou ciclo, para levantar questões raciais e apontar para uma diversidade de conhecimento.
Dessa forma, tiramos a questão do negro apenas como tema específico relacionado a uma data ou a um recorte. Buscamos dialogar em todos os momentos da prática educacional visando destruir os malefícios do apagamento negro no conhecimento oficial e curricular. Pensando e repensando nossas práticas em sala de aula.
=====================================
Email: oquadronegropodcast@gmail.com
DICAS
Branco Sai, Preto Fica (Brasil/ 2014), de Adirley Queiroz
Contos dos Orixás, de Hugo Canuto
Culturas Africanas e Afro-brasileiras em sala de aula, de Renata Felinto
Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade, de Bell Hooks
Growin-ish (EUA/2018)
O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação, de Nilma Lino Gomes
Negritude, Cinema e Educação (2 volumes) – organizado por Edileuza Penha de Souza
Oyá e os Escolhidos, de Sophia Aloha
Preciosa (EUA/2009), de Lee Daniels
Sarafina – o som da liberdade (África do Sul/1992), de Darrell Roodt
Vista a minha pele (BRA/2004), de Joel Zito Araújo & Dandara
What Happened, Miss Simone (EUA/2015), de Liz Garbus