No dia 03 de setembro, o Governador-Gestor João Dória ordenou via twitter a retirada das apostilas referentes ao oitavo ano do ensino fundamental da rede pública do Estado. A retirada deu-se por conta da insatisfação obscurantista com relação ao texto que, segundo o gestor faz “apologia à ideologia de gênero”.
Até o dia 10 do mesmo mês, quando a justiça ordenou que fosse devolvido o material e sentenciou a ilegalidade dessa medida, uma onda de obediência varreu diversas escolas do Estado. Uma onda que ganhou destaque pela sua rapidez.
Para discutir esse problema e, principalmente conversar sobre o papel da gestão escolar democrática frente a arroubos autoritários, conversamos com Fernando Cássio e Márcia Jacomini da UNIFESP – que juntamente com a REPU entraram na justiça contra medida e encaminharam às escola estaduais uma carta para conversar sobre o ocorrido.
Desta vez, não entramos na sala de aula, porque a aula precisa ser fora!
=====================================
Email: oquadronegropodcast@gmail.com
DICAS
Texto do convidado sobre a centralização do currículo
Vinicius Coppi disse:
Parabéns pelo episódio, muito esclarecedor e elucidador.
Gostaria, se possível, de sugerir uma pauta ao podcast. O trajeto histórico e o texto das legislações brasileiras na área educacional, tanto nas esferas federal, estadual e municipal, é de extrema importância para agir ativamente nesse campo. Mesmo tendo alguma finalidade, são muitos dispositivos e emendas aos mesmos… preceitos constitucionais, emendas, LDB, BNCC…. e variados órgãos competentes à área também… Ministério, Secretarias, Conselhos…. entre outros.
Seria bacana fazer um mapeamentos geral dessa estrutura para entender melhor seu funcionamento.
De qualquer modo, parabéns ao podcast. Ótimo conteúdo!
OZANI MARTINIANO DE SOUZA disse:
Excelente debate. Sou diretora de escola e vou partilhar esse material na próxima reunião pedagógica..
Ozani Martiniano – Guarulhos