Enquanto o sol se despedia lentamente da banda oriental, milhares de hinchas se dirigiam ao Centenario para apoiar La Celeste em sua estreia caseira nas Eliminatórias Sul-Americanas. Apesar da boa vitória diante da Bolívia, na abertura da competição, a estimativa de público era tímida para a partida contra a Colômbia, visto que pouco mais de 23 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, que variavam de 390 (cerca de R$ 51) à 1.490 pesos uruguaios (aproximadamente R$ 197).
A repórter Silvia Perez, do suplemento esportivo Ovación, publicado pelo jornal El País, registrou os produtos vendidos pelos ambulantes nas imediações do Parque Batlle, e as camisas mais populares eram as de número 9 e 21 – referentes à Luis Suárez e Edinson Cavani, respectivamente – os dois maiores desfalques entre os comandados por Óscar Tabárez, que assim como o Maestro ainda cumprem suspensão.
A ausência de boa parte do público e da dupla de ataque titular – lembrando que foi Edi quem abriu o caminho da vitória na última visita dos cafeteros à Montevideo – levavam a crer que o reencontro com os algozes da última Copa do Mundo seria complicado.
Porém, a liderança de Diego Godín foi novamente decisiva para as pretensões uruguaias e o Mariscal acertou um CABEZAZO sem chances para David Ospina, em outro cruzamento preciso de Carlos Sánchez. Já na etapa complementar, após lançamento despretensioso de Nicolás Lodeiro – que entrou no lugar do lesionado Martín Cáceres aos 19 minutos iniciais – em direção à área adversária, Cristian Stuani e a dupla de zaga tricolor não conseguiram dominar a bola, que sobrou livre para Diego Rolan que só teve trabalho para encobrir o goleiro colombiano.
Com a vantagem construída, o interino Celso Otero ousou ao substituir o Pato Sánchez por Abel Hernández e foi recompensado com uma bela jogada da Joya. Stuani desviou um chutão de Fernando Muslera encontrando o camisa 8 mais adiante, que se livrou da marcação e sem ângulo acertou um petardo de canhota para dar números finais ao baile de La Celeste, que assumiu a ponta com uma campanha inimaginável para os pessimistas de plantão.