Assine o feed do Travessia!
Clicando aqui você assina o feed e não perde mais nenhum podcast do Travessia, que também pode ser ouvido via Pocketcast, PlayerFM e Deezer.
Plim-plim
As telenovelas são parte fundamental da cultura de massa do brasileiro e seu mercado de trilhas sonoras desperta grande cobiça da indústria fonográfica brasileira. Desde que a tevê Globo criou a Som Livre nos anos 1970, boa parte dos principais artistas se matam para emplacar um hit nas produção da emissora. É garantia de meses tocando quase diariamente na casa de milhões de brasileiros.
O Travessia traz hoje dez canções indissociáveis de novelas. O bate-papo entre Fernando Vives e Caio Quero traz as histórias dessas músicas, das novelas e da época, num bate-papo.
– Tom Jobim e a inesquecível abertura com Charles Chaplin de “O Dono do Mundo”, em 1991 — a novela que quase perdeu para “Carrossel”, do SBT, em audiência.
– Milton Nascimento e a versão icônica de “Irmãos Coragem” para o remake da novela de Janete Clair.
– Em “Saramandaia”, Juca de Oliveira ganhou asas e saiu voando ao som de “Pavão Mysteriozo”, de Ednardo, sucesso absoluto em 1976.
– Ninguém fez tantas trilhas de novela como Maria Bethania. Aqui, com a música de Gonzaguinha para “Para Heroi”, de 1979.
– Marina explodiu nas paradas com a canção de seu irmão poeta que grudou entre os jovens na trilha nacional de “Vereda Tropical”, 1984.
– Sá e Guarabira fizeram sob encomenda uma canção temática para Roque Santeiro, a trilha nacional de novelas mais em sucedida em todos os tempos, em 1986.
– Única exceção não-Global: Almir Sater já era um música reconhecido, mas virou galã nacional após cantar o tema da chalana que descia o rio Paraguai em “Pantanal”, na TV Manchete, em 1989.
– A velha canção de Zé Ramalho ressuscitada como tema dos sem-terra em “O Rei do Gado”, em 1996, que marcou o pico da carreira do paraibano.
– Quinteto Violado musicou o poema do paraibano-maranhense José Chagas, que encantou durante “Renascer’, em 1992 e 1993.
– O Brasil dançou lambada em 1989. Sidney Magal e a esfuziante trilha de “Rainha da Sucata”.
Bennie Georgelis disse:
Quem sera que matou Aziz em “Orfaos da Terra”?: O Assassinato de Aziz