O #VaidapéNaRua recebeu Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP), para o lançamento do livro “A Guerra – A ascenção do PCC e o mundo do crime no Brasil”, escrito com Camila Nunes Dias, que pesquisa a facção há mais de 10 anos pela UFABC.
Bruno Paes Manso, que cobre e estuda segurança pública há mais de 20 anos em São Paulo, falou sobre o momento atual do PCC, a expansão para outros estados, as guerras com facções locais e o funcionamento interno do grupo, que se organiza como uma grade empresa com regras internas e altíssimos lucros do tráfico de drogas.
Ele também analisou a relação do PCC com a política institucional, as omissões e erros do poder público para frear o crescimento da facção, o impacto da legalização das drogas nos negócios e apontou possíveis caminhos para lidar com o crime organizado, aproveitando a relevância do tema nessas eleições presidenciais.
A equipe do #VaidapéNaRua contou com Xei, Ozie E Iuri Salles, jornalista da Vaidapé e autor do livro “PCC – Dias melhores não virão”. Mano Próximo fez sua coluna sobre o bombardeio ao Palacio de Moneda e o golpe ao presidente Salvador Allende, no Chile, em 11 de setembro de 1973. E nosso grande DJ Pae Vito trouxe em sua coluna musical uma retrospectiva da carreira de Leci Brandão, grande sambista desse país.
Escute o programa na íntegra e assine o feed do #VaidapéNaRua. Siga sintonizado também todas às quartas-feiras, a partir das 18h, ao vivo, pela Central3 e pelo Facebook da Revista Vaidapé.
Um comentário em “Vaidapé #61 A expansão do PCC”