O #VaidapéNaRua está de volta em 2019 para afirmar que #NãoFoiAcidente!
O primeiro programa do ano recebeu Gilberto Cervinski, coordenador nacional do MAB (Movimento Atingidos por Barragens) para debater o crime ambiental da vale em Brumadinho.
Nos estúdios da Central 3, Guilherme falou sobre o trabalho desenvolvido pelo MAB em Brumadinho, junto aos atingidos, para cobrar a responsabilização completa da Vale. Ele explicou como não repetir o cenário de Mariana, onde indenizações não foram pagas, os moradores que perderam suas casas seguem sem a nova moradia e enfrentam problemas de saúde decorrente da contaminação do rio Doce.
O coordenador do MAB analisou também a conjuntura do setor de mineração no Brasil, com seu lobby político nas casas legislativas, aparelhamento do processo de fiscalização de barragens e a busca incessante pelo lucro que caracteriza a iniciativa privada, em detrimento da segurança das pessoas que vivem às margens dos megaprojetos da Vale.
Na equipe do #VaidapéNaRua, Thiago Xei comandou a entrevista e abriu os trabalhos de resistência neste primeiro ano de governo Bolsonaro. Mano Próximo emprestou sua experiência de 10 mil anos na coluna sobre o incêndio na Vila Socó, em Cubatão, quando um oleoduto da Petrobrás se rompeu.
Escute o programa na íntegra pelo Spotify e assine o feed do #VaidapéNaRua no site da Central3. Siga sintonizado também todas às quartas-feiras, a partir das 18h, ao vivo, pelo Facebook da Revista Vaidapé.
YêêêsssII!