Nesse episódio do #VaidapéNaRua recebemos Padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, para debater a situação da população de rua em tempos de crise econômica e aumento do autoritarismo.
A partir do conceito de refugiados urbanos, Pe. Julio explica quem são os moradores de rua das grandes cidades e de que maneira projetos do governo Bolsonaro como o porte de armas e a ampliação do excludente de ilicitude podem ser usados para autorizar execuções do povo de rua, legitimados pelo discurso de ódio que é propagado pelo Planalto e governantes locais.
Falamos também sobre os efeitos implacáveis do neoliberalismo sobre os mais pobres e os diversos fatores que levam as pessoas à situação de rua, como a intolerância dentro da família, a dependência química e o desemprego crescente. O clérigo ainda reforçou sua posição radical ao lado da população mais vulnerável e falou sobre a truculência de diferentes gestões e governos para lidar com o povo de rua.
Escute o programa na íntegra pelo Spotify e assine o feed do #VaidapéNaRua no site da Central3. Siga sintonizado também todas às quartas-feiras, a partir das 18h, ao vivo, pelo Facebook da Revista Vaidapé.