Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #127 State of the Union 2018

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A edição desta semana chega com uma convidada mais que especial, com a presença da historiadora e capirotóloga Tupá Guerra no estúdio. Discutimos a questão do antissemitismo no leste europeu, no contexto da nova lei polonesa sobre o Holocausto. Da Europa, viajamos pela nossa vizinhança, do Chile ao México, incluindo casos de família no Peru.

Também comentamos o primeiro discurso de Estado da União de Donald Trump, sua repercussão e a reação democrata, além de um Menino Neymar com figurões do jornalismo e uma música de encerramento que o Matias odeia.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

7 comentários em “Xadrez Verbal #127 State of the Union 2018”

  • Arnold Gontijo disse:

    Sobre as polêmicas envolvendo a Volkswagen e outras montadoras, testes de inalação de óxido de nitrogênio, fraude nos dados sobre emissão de NOx na atmosfera, assistam ao 1º episódio da série documental Rota do Dinheiro Sujo. Está disponível na Netflix.

  • Iberê Canto disse:

    Felipe,

    vale lembrar que da mesma forma que não precisamos de marfim para fazer utensílios domésticos também não necessitamos de pele de boi pra fazer roupas ou utensílios. Nem de cavalos ou camelos para nos transportar, de macacos, ratos ou cachorros para testar substâncias ou avançar a ciência, de bovinos em arenas ou na rua pra nos entreter.

    Nem, tampouco, necessitamos de tecido muscular de animal morto, secreções de glândulas mamárias não humanas ou, ainda, ovulação fecundada ou não para obtermos lipídeos, carboidratos, proteínas e vitaminas para vivermos.

    O filme “o corajoso coração de Irena Sendler” trata da história desta polonesa que salvou muitas crianças judias do holocausto. Boa lembrança sobre o tema tratado no podcast.

    Abr

  • Jefferson Prado disse:

    Fala Felipe, Beleza?
    Em primeiro lugar, agradecer a vocês aí do Xadrez Verbal e do Nerdologia de História por melhorar o conteúdo das minhas aulas de História, todos os meus alunos já conhecem o Felipe Nobre Figueiredo, o homem por trás do tabuleiro. Em segundo, te falar que dá vontade mesmo de ser padrinho do Xadrez Verbal, se não tivesse no perrengue de filho pequeno chegaria junto, certeza.
    Acho muito legal o giro de noticias e os trocadilhos, enfim, aprendo muito com vocês.
    O Nerdologia de História da Guerra Civil Espanhola, faltou a referência do filme “Terra e Liberdade” e citar que o Apolonio de Carvalho (brasileiro) foi voluntário e a Bruxa do 71 (do Chaves) tbm.

    Abraços

  • Filipe Assunção disse:

    Sou professor de geografia em Taubaté e graduando em história. Sobre a universalidade das universidades no Chile, tive uma experiência de poder ter conversado com alguns universitários chilenos quando viajei a turismo para Santiago em julho de 2016. Me chamou a atenção de como vários se espelhavam e se mostravam interessados em compreender o sistema de universidades públicas no Brasil. Na época inclusive os alunos da Universidad de Chile estavam em greve a umas semanas e protestando sobre o assunto (uma das várias). Anos de luta que começam a render alguns resultados, vamos acompanhar.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>