36 meses, 140 programas e milhares de minutos de áudio depois, Matias Pinto e Filipe Figueiredo completam três ciclos solares. Desta vez, com a presença de Heitor Loureiro no estúdio, nos contando um pouco sobre a Armênia e sobre a mudança política que o país está passando, após semanas de protestos contra o governo.
Comentamos a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã e como isso influencia as relações internacionais. Não apenas entre iranianos e israelenses, que já trocaram hostilidades, mas também entre os EUA e seus aliados europeus. Passeamos pela América Latina, especialmente pela Argentina, onde Mauricio Macri teve queda em sua popularidade provocada pelo aumento da crise econômica, pauta da coluna da Professora Vivian Almeida. Para fechar esta edição de aniversário um Menino Neymar senatorial!
Luys Phelippe Gomes disse:
Mandem um abraço para minha mãe, Luciana e minha namorada, Wanessa. Há tempos que tento fazer com que elas ouçam o programa, mas ambas não dão a mínima.
Jefferson Prado disse:
Parabéns pelos 3 anos de programa!
Lucas Rocha de Oliveira disse:
Como assim ???? Tem porzinguao no Knicks
Btw, escuto enquanto me alongo pro cestabola ( basket)
Lucas Rocha de Oliveira disse:
Melhor guyana e suriname do que Japão na copa América, e Qatar que faz fronteira aqui também, aliás, até França faria mais sentido.
Lembrando que Venezuela, Bolívia, Paraguai e até Equador são bem sacos de pancadas.
Victor Sena disse:
Parabens pelos 3 anos de programa ! Ouço vcs enquanto jogo dota 😀
Ariel Ferrari disse:
sou dos ouvintes da fauusp. migrando do autocad para revit, sempre escutando o podcast, claro!
Bernardo Ferraz disse:
Um abraço para o curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão e pra qualquer outro estudante que também escute esse maravilhoso podcast. Adoro vocês e ainda um dia serei aluno do Filipe no preparatório do CACD haha
Lucas Lourenço disse:
Feliz 3 anos! Inspirado nos comentários do último programa, gostaria de destacar que escutar o XV durante o color correction durante a edição de vídeos é, como diria o poeta, topperson!
Douglas Gaúna disse:
Ola, primeiramente gostaria muito de elogiar o programa, que me deu um outro olhar sobre a politica e me trouxe de volta a “realidade”.
Gostaria de saber se tem programas falando a fundo sobre a Venezuela, gostaria de fortalecer meus argumentos sobre esse pais de politicas complicadas rsrs
um enorme abraço e que a paz de Jah esteja com vcs
Caio Takemoto disse:
Nesta quarta-feira irei no show do Ozzy, aqui em Curitiba. Farei questão de mandar um alto e sonoro “MAAATCH!!” na intro de War Pigs, já que considero um erro tocar essa parte sem incluir esse detalhe. Fica aí a sugestão pra banda.
André Deggau disse:
Quero deixar uma contribuição sobre a “gloriosa” república de Vanuatu.
Ano passado eu estudava francês e tinha um trabalho em que precisava apresentar um país francófono. Por ser estudante de RI, quis ser o diferentão e pegar um país aleatório, então procurei o de menor população e achei Vanuatu.
Quando eu fui pesquisar sobre, descobri algo muito louco: Vanuatu é o único exemplo mundial (pelo menos que eu saiba) de colônia que não foi disputada por potências europeias, mas simplesmente dividida entre França e Inglaterra no início do Século XX (provavelmente pq ninguém queria brigar por aquele território). A bandeira colonial do território era a da França e a do Reino Unido hasteadas lado a lado.
Lucelio martins disse:
Filipe disse q se o programa chegar a 5 hrs ninguém vai escutar…que isso…isso seria um sonho de consumo… rumo a 8 hrs de programa \o/ salvando um dia de trabalho 😀
Abraço ao Matias e parabéns pelos 3 anos de programa
Tiago Costa disse:
Olá queridos professores, sou Tiago Costa professor e academico do curso de História na Universidade Federal do Amapá. parabéns pelo ótimo trabalho. Comecei a ouvir por causa do Nerdcast, mas hoje sou mais fã do trabalho de vocês. Dia 15 de maio aqui no Amapá foi feriado de Cabralzinho, capítulo interessante (controverso) para a formação do território brasileiro. Parabéns novamente, aproveito para convidar para visitarem o Amapá e tomar açaí com camarão. Um abraço. Mandem um abraço para a minha esposa, pois ela faz parte do grupo que os tolera (obrigo ela a ouvir).
João Lins disse:
Olá Filipe e Matias. Sou aluno do terceiro ano do ensino médio, aspirante à estudante de economia. Eu acho muito interessante as colunas do Daniel e da Vivian, mas gostaria de saber se não é possível de vez em quando chamar um economista com uma orientação pró estado/keynesiana. Eu lembro da Vivian abordando a situação de Portugal, de alguma forma, relativizando o crescimento do país e com um certo pé atrás. E agora, me parece, amenizando a desastrosa politica econômica do Macri. Desse jeito até parece que eu não gosto do Gambito da Dama mas eu adoro tá? Fico triste quando ela não aparece. Abraços da Cidade Maravilhosa. PS: Palmeiras ta passando vergonha com esse time cheio de chupa sangue
Vitor Vasconcelos disse:
Prezados Matias e Filipe, ouvi o episódio #139 com o professor Tanguy Baghdadi no Aeroporto Iman Khomeini enquanto mofava na fila de check-in para voltar ao Brasil (mesmo sendo sexta-feira lá, por razões óbvias, o #140 ainda não tinha saído). Excelente episódio, a propósito. E ouvi o #140 já em casa, lavando louça, e notei novamente a merecida ênfase à gloriosa república de Vanuatu. Convencido da importância dessa nação, estou avaliando a possibilidade de alterar o planejamento da minha viagem já programada para a Austrália em julho próximo e passar uns três dias em Vanuatu. Afinal, quem já foi lá e voltou pra contar a história? Se for os avisarei, já que ainda estou dependendo dos preços das passagens de Sidnei até Port Vila (e de convencer minha esposa a trocar dias em Sidney por dias e horas de voo em/para Vanuatu). Forte abraço e continuem com o trabalho sensacional (não mencionei o Fronteiras, mas já ouvi todos. Em especial, gostei demais do episódio sobre a Bahia. Mais inclusive do que do de MG em que apareceu meu Galo). Valeu e, mais uma vez, parabéns.