Mais um capítulo da crise em Assunção por conta do acordo com o Brasil sobre Itaipu, agora com vazamentos, debates na imprensa local, investigação formal e negociações suspeitas com uma empresa brasileira ligada ao partido do governo. Em nosso giro latino-americano também passamos por Argentina, Venezuela, México e Porto Rico, que teve três governadores em cinco dias.
Cruzamos o Oceano Pacífico, para falar de novo da guerra comercial entre EUA e China, além de notícias internas, como o ataque terrorista em El Paso, no Texas.
Também voltamos à Caxemira, onde o governo indiano mudou a constituição e retirou a autonomia da região. O Filipe apresenta os motivos históricos, geopolíticos e os desdobramentos.
Fernando Trussardi disse:
Apenas uma correção aos amigos, Pokémon começou como jogo para Gameboy em 1996 e apenas se tornou anime em 1997.
Abraço a todos!
Fernando Trussardi
Pomerode-SC
SILVANA OLIVEIRA E SILVA disse:
Para alegria geral e bem estar da nação podcastal, informo ao Rogério Moreira Júnior que ele está perdoado….
(Esperando o próximo vacilo dele, pra ser citada de novo no podcast que amo, o Xadrez Verbal! Em meio a tanta coisa louca entre ser médica e ser noiva, o aprendizado sobre Política Internacional é um bálsamo….)
Abraços e Obrigada!
Manuel Macias disse:
Filipe, pokémon nasceu como jogo antes de como anime (animê, na fonética). O jogo foi idealizado em 90 (as primeiras artes de Ken Sugimori, o artista oficial, datam desse ano) e o jogo saiu em fevereiro de 96. O anime saiu 1 ano e 2 meses depois (abril de 97) lá no Japão.
Sylvia Tamie disse:
Cuidado com o “caramelo” dinamarquês! Ele é preto, acho que feito com uma alga, e coberto com sal marinho. É horroroso e não tem nada de doce, e olha que eu nem gosto de doce de leite. Quando eu estudei na Europa, sempre tem um dinamarquês com esse caramelo pra fazer pegadinha com os outros intercambistas.
Óstenes Fernandes disse:
Pokémon começou com o jogo!
Cesar Leite disse:
Esse Drum Magazine que você mencionou nesse podcast enquanto se referia ao atentado nos EUA, no Rio de Janeiro pelo menos ele é popularmente conhecido como PENTE DE GOIABADA, dada sua similaridade com uma lata de goiabada. Apenas dê um google no termo que você entende. 😉
Paulo Gotardo disse:
Espero que comentem no próximo programa, o suposto suicídio do Epstein e as suas ligações com políticos estadunidenses. Ps: teve até foto do Hill Clinton de vestido.
Kayo Douglas disse:
Eu finalmente tenho alguma coisa pra conversar com meu orientador argentino, além do tema da dissertação, graças ao Xadrez e ao Fronteiras. Cheguei até a comentar as prévias dessa semana, ele vem justamente daquela provincia no meio, em que o Macri ganhou, mas está otimista com o resultado no resto do país!
Raphael Bellem disse:
Passando para agradecê-los por estes 200 programas e pedir um “alô” de vcs para o meu mano Gustavo Galves e a galera do #Zerovinteum. Abraços e vida longa ao Xadrez Verbal