Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #257 Adiós General, Adeus Chanceler

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Começamos em Gaza e os últimos acontecimentos envolvendo Israel e o Hamas, além de outros eventos pelo sempre complicado tabuleiro do Grande Oriente Médio.

De lá fomos para a Europa – e norte da África – com a crise migratória em Ceuta e os resultados de diversas eleições de norte a sul do Reino Unido.

Por fim, demos o tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, com as eleições constituintes e regionais no Chile, a continuação dos protestos na Colômbia e, claro, Ernestão na CPI.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

8 comentários em “Xadrez Verbal #257 Adiós General, Adeus Chanceler”

  • Pessoal, uso o app Flipboard para centralizar notícias de vários jornais, mas nem todas as fontes eu acho nele (tipo alguns que o Filipe indicou).

    Alguém tem um app/ alternativa melhor ?

  • Larissa da Mota Heerdt disse:

    Olá,

    Acompanho o podcast há algum tempo e durante um período estava utilizando o agregador de podcasts do Google para ouvir, mas durante os últimos meses ele sempre exibe uma mensagem de erro quando tento ouvir o Xadrez Verbal, mas os outros podcasts funcionam normalmente. Vocês conseguem verificar se há algum problema?

    Abs,
    Larissa

  • Alexis Petri Costa disse:

    Pessoal, não sei se vocês viram, mas a S&P rebaixou a avaliação de crédito da Colômbia (que era investment grade, agora é junk como o Brasil). A justificativa foi, em parte, a incapacidade do governo de controlar a dívida pública. Ou seja, uma reforma tributária era importante para o país (respondendo a pergunta do Filipe no programa passado). Talvez não exatamente a que foi proposta, e certamente não da forma que tramitou.

    A literatura em estabilidade de dívida/PIB (dado crescimento, juros, etc) é bem sólida, mas há nuanças. Na minha humilde opinião, mais do que um cálculo na ponta do lápis, a reação do mercado tem muito mais a ver com uma narrativa de que a América Latina é incapaz de promover políticas públicas coerentes a longo prazo: A situação sempre tenta “passar a boiada” e favorecer a base, e a oposição sempre rejeita tudo por puro populismo, independente de qualquer benefício ou malefício. Talvez esteja sendo simplista, mas pela minha experiência profissional, isso é o que eu vejo de como nos enxergam la fora.

    Por essa mesma narrativa, Peru e Chile estão sob risco de rebaixamento. O risco de rebaixamento do Mexico é mais baixo, mas também existe.

    Um abraço!
    PS – parabens pelos 6 anos!

    • Alexis Petri Costa disse:

      Se o downgrade ja foi comentado e eu perdi, peço desculpas. Eu ouço o programa enquanto, dirijo, lavo louça, tomo banho, etc. As vezes a atenção desvia, ou algum barulho corta um trecho, etc.

  • Fernando Nascimento disse:

    A associação do titulo invicto com as FARC seria loucura com qualquer time, menos com o Arsenal, o Botafogo europeu.

  • Cristhian Gärtner dos Santos Camilo disse:

    Alô Matias, alô Filipe!

    Sei que vcs usam, para consultar matérias estrangeiras o Google Tradutor. Passei só para dar uma dica, que estou utilizando já há algum tempo.

    Não sei se vcs já ouviram falar do Deepl(https://www.deepl.com/translator). É uma ferramenta bem mais completa e com traduções bem mais precisas que o Google (juro que não estou vendendo o produto!!!!)

    Vale a pena experimentar. Também tem app para o celular. Acho que vcs vão gostar.

    Grande Abraço

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>