Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #259 Eleições no Peru

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Retornamos ao Continente Mãe, com a origem da Somalilândia e as primeiras eleições do estado não-reconhecido em 16 anos, protestos na Tunísia e a morte do primeiro presidente de Zâmbia, além de crimes dentro e fora de África e a sentença de Ratki Mladic no Tribunal Penal Internacional, com direito a um trechinho da entrevista com Iva Vukusic no Repertório.

Também passamos pelas notícias das principais potências, com as cúpulas do G-7, OTAN e o encontro bilateral entre Biden-Putin.

Fechamos o programa com um pião pela nossa quebrada latino-americana, destacando a vitória eleitoral de Pedro Castillo no Peru.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

3 comentários em “Xadrez Verbal #259 Eleições no Peru”

  • Lucia Rodrigues disse:

    Oie! Comecei ontem e terminei hoje. Cheguei a imaginar vocês suando! hehehehehe me digam, como faço pra assistir aos repertórios? Estão todos on? Abração

  • „Frankfurt no Main“. Aparentemente alguém jogou o texto no tradutor.

    Essa cidade é Frankfurt am Main, comumente conhecida só como Frankfurt, e hub da Lufthansa.

    Abraço direto de Sankt Pauli.

  • Joao Vitor Jorge Milani disse:

    Boa noite pessoal,

    Sou ouvinte assíduo do Xadrez verbal desde os primórdios rsrs, apenas um adendo à notícia sobre a morte do lendário Raul de Souza.

    O Matias mencionou que o trombone e o saxofone pertencem à mesma família, isso é parcialmente correto pois ambos podem ser considerados instrumentos de sopro, porém a classificação mais correta é Trombone (Metais, Brass) e Saxofone (Madeiras, woodwinds). Isso ocorre pois a classificação é feita com base no material que emite o som, no caso dos metais a vibração do próprio lábio do instrumentista, e das madeiras a vibração de uma paleta feita de madeira, acoplada à boquilha do instrumento (caso dos saxofones, clarinetes, etc.).

    Uma curiosidade sobre o mestre Raul, sua relevância no mundo da música popular é tão grande, que o álbum Colors, de 1975, é utilizado como material didático em uma das mais renomadas instituições de ensino americanas, o “Berklee College”. Por mais que ele tenha patenteado o souzabone, sua relevância é mais por conta de sua extrema capacidade de improvisação, com uma identidade muito particular e brasileira. Além do fato de o mesmo não ter uma formação oficial em música, não ter fluência na leitura de partituras (vulgo “tira tudo de ouvido” rsrs), sendo totalmente auto didata e iniciando seu aprendizado na noite carioca nas décadas de 50 e 60.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo programa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>