Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Repercutimos a vitória de Macron na França e as eleições na Eslovênia, onde não houve reeleição.
Também atualizamos vocês com os principais acontecimentos da décima semana da invasão russa à Ucrânia, além de análises, cenários e negociações.
No mais, demos mais uma volta pela bacia do Pacífico, com a possível constituinte no Peru e a crise do óleo de palma provocada pela Indonésia.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Caio Dias disse:
Bom crespúsculo Matias, Filipe!
Eu moro em Mayotte, território ultramarino francês. Gostaria de fazer um adendo sobre o comentário do Filipe sobre a votação da Le Pen nos territórios ultra-mar, em específico Mayotte, um dos mais populosos.
Deve-se, antes de tudo, saber que Mayotte tem uma das maiores pressões demográficas do mundo e uma concentração demográfica também grande. Embora se diga que a população local seja em torno de 300 mil, estima-se que haja aproxiamdamente 450 mil pessoas morando na Ilha, muito por conta da parcela enorme de imigrantes ilegais que habitam aqui.
A origem desses imigrantes são os Comoros, um país-arquipélago que fica à 70 km de Mayotte. Originalmente as 4 ilhas que formam esse arquiélago eram colônias francesas; mas após a independência, Mayotte permaneceu francesa por uma interpretação maquiavélica que o governo de Paris fez com relação ao referendum de independência das Ilhas.
O que importa é que hoje Mayotte (apesar de ser um lugar pobre) goza de certos privilégios, tais como: saúde e educação gratuitos e de (certa) qualidade e uma média de salário alta. Isso é suficiente para catalisar a vinda desses imigrantes para a Ilha que quase nunca são aceitos pela comunidade local. A força que a Le Pen ganha em Mayotte provém justamente dessa repulsa contra os imigrantes comorianos, vistos como a raiz das questões sociais da ilha.
Ao mesmo tempo, e já falando de toda comunidade ultra-mar francesa, o Macron foi o presidente que menos dispensou atenção à esses territórios desde muito tempo. Não é surpresa ver que nos outros territórios ultramarinos onde a questão da migração não é tão grave como aqui em Mayotte, como no caso da Ilha da Reunião, o Sr. Mélénchon ganhou no primeiro turno e Dona Le Pen venceu no segundo. Mesmo em Mayotte a votação do Macron no primeiro turno foi vexatória, ficando em 3º lugar.
Estou à vossa disposição para mais esclarecimentos, seria um prazer participar do programa!
Saudações Tricolores!
Sidney Alencar disse:
Fala Matias e Filipe! Saudações desde Toronto!
Queria só pontuar que o Matias provou que realmente é de humanas quando falou que a efeméride do navio Capitão Belgrano estava completando 30 anos.
Como também sou de humanas, percebi a caimbra mental acima não depois de um calculo mental, mas sim ao constatar que eu não havia ficado 10 anos mais novo, pois sou nascido no mesmo ano do naufrágio di navio argentino e esse ano soprei 40 velinhas
Por favor mandem um abraço pra minha esposa Aline. Ela que faz aniversário esse mês e até hoje não entende como eu escuto toda semana um podcast de 4+ horas de duração (comecei a ouvir desde a primeira participação do Filipe no Nerdcast e não perdi um episódio desde então!).