Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #339 Barragem de Nova Kakhovka

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Filipe Figueiredo, Matias Pinto e Sylvia Colombo começam com o tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, analisando as eleições estaduais no México no qual o partido mais tradicional sofreu uma derrota histórica.

Também demos uma volta pela bacia do Pacífico, abordando as relações entre China-EUA, além de diversas notícias internas dos países da região.

Por fim, fomos até a Europa, repercutimos a destruição de uma barragem na Ucrânia e as últimas atualizações do confronto armado com a Rússia!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

8 comentários em “Xadrez Verbal #339 Barragem de Nova Kakhovka”

  • Felipe Nunes disse:

    Filipe e Mathias, queria fazer uma proposta de tema de debate, baseado na notícia da polêmica no Egito.

    Essa onda de tentativas de países do norte da África (não só Egito, mas vocês também falaram da Tunísia recentemente) de se “separarem” do continente africano, como se “África” fosse um conceito cultural e “fenotico” representando a população negra, nao estaria tão errada quanto a separação atual e eurocentrica dos continentes? Digo isso porque Europa é Ásia não são dois continentes geográficos, e diria até que a separação atual dos dois nos montes urais é tão “não natural” que separa um país no meio! Sem nem contar a pitada de orientalismo que essa divisão traz, tal como ter uma eliminatória de copa com Arábia Saudita e Coreia do Norte no mesmo balaio

    Portanto, se a Europa teve essa vontade de se “separar” da Ásia por motivos “culturais e fenoticos” e imprimiu isso no mapa mundi, os países do norte da África não teriam o mesmo “direito”(muitas aspas aqui)

    Digo isso para provocar o debate apenas. Sei que no fundo essas reclamações de Egito e Tunísia são apenas racismo, mas quero apenas perguntar se a divisão atual dos continentes não eh também recheada desse mesmo racismo (apenas um pouco mais entricheirado)

    Parabéns para vocês pelo grande trabalho. Sou ouvinte assíduo a anos.

  • Diego Tavares disse:

    Que EMOÇÃO ouvir no meu podcast preferido sobre política da minha amada URCA (Universidade Regional do Cariri) e sobre a importante repatriação do fóssil Ubirajara. Foi uma luta trazê-lo de volta e ele ficará exposto no Museu de Paleontologia do Cariri, em Santana do Cariri, local de um dos geossítios (Parque dos Pterossauros). pertencentes ao Geopark Araripe, que está debaixo do guarda chuva da URCA e Unesco. Quem vier a região do Cariri, recomendo fortemente visitar os geossítios, há muita história em todos, geológica, cultural e religiosa.

  • Lucas Conrado disse:

    Lucas Conrado
    34 anos
    Comissário de Voo
    Vespasiano (MG)

    Sobre as crianças colombianas. Nos cursos de comissário de voo, ensinam várias técnicas de sobrevivência na selva, gelo, deserto e mar. Um ponto que sempre batem é que a vontade de sobreviver é mais eficiente que qualquer técnica. Por exemplo, os jogadores de rugby uruguaios que sobreviveram nos Andes nos anos 70. Eles fizeram várias coisas “erradas”. Mas queriam sobreviver, então tiraram forças sei lá de onde para serem encontrados.

    Aliás, voltei a voar e a acompanhar o Xadrez Verbal. Acabo escutando os episódios aos poucos, cada parte em uma cidade do Brasil.

  • Sthefano Venga disse:

    Hola Matias, Filipe e Silvia,

    Meu nome é Sthefano e vivo na Colombia.

    Muito interessante vocês terem falado sobre os povos indígenas da Sierra Nevada de Santa Marta. Queria agregar que além do Juan Manuel Santos (como a Silvia mencionou), o Petro tambem foi até a Sierra Nevada a uma cerimonia indígena antes da sua posse no ano passado.

    Realmente esses povos são bastante respeitados aqui. Inclusive o Parque Tayrona, o parque natural mais famoso da Colombia e que fica bem próximo à Sierra Nevada, tem que ser fechado todos os anos durante um determinado periodo de tempo para que esses povos tradicionais possam fazer seus rituais de limpeza espiritual nessa parte do litoral colombiano.

    Um abraço com muita admiração,

    Sthefano Venga

  • Elvis Dias disse:

    Bom Dia Filipe e Mathias.
    Gostaria de enviar uma saudação especial para uma amiga muito querida chamada Joyce Dias. Quero parabenizá-la por estar se formando este ano no ensino médio, é uma conquista incrível!
    Além disso, entendi que a Joyce está enfrentando dúvidas em relação à escolha de um curso para prosseguir seus estudos. Gostaria de lhe dizer que é perfeitamente normal ter essas incertezas, e muitos passam por isso também. O importante é refletir sobre seus interesses, habilidades e objetivos pessoais. Procura explorar diferentes áreas e descobrir o que realmente lhe desperta paixão e motivação. Lembre-se de que você tem um futuro brilhante pela frente, e estou confiante de que fará uma escolha que se alinhe com seus sonhos e ambições.
    E, é claro, espero que se junte à comunidade de ouvintes do Xadrez Verbal aqui de Cabo Verde
    P.S.: Tentem dizer tudo isso por favor assim para ela saber que estou falando dela

  • Amós Juvêncio Pereira de Moura disse:

    Oi amigos.

    O episódio sumiu do feed do Deezer, ele saiu normalmente sábado e comecei a ouvir. Hoje fui continuar a escuta e ele não estava mais lá.

  • Carlos Fernandes disse:

    Depois de ouvir o Filipe falar sobre a relação entre os testes nucleares no Atol de Bikini, Bob Esponja e Godzilla, acredito que basta ele comprar uma Van para receber uma proposta do Rogerinho do Ingá. Falo com tranquilidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>